Para os que respiram música assim como nós


Resenha: The X Factor (1995)

Álbum de Iron Maiden

Acessos: 563


Trabalho subestimado

Por: Daltro A. C. de Souza

27/06/2018

Alguns álbuns são notavelmente injustiçados na história do rock. Creio que facilmente "The X Factor" entra nessa lista. Isso é algo extremamente comum quando trata-se de um álbum onde a banda explorou novas sonoridades, especialmente graças à mudança de vocalista. Blaze de fato não tinha timbre nem extensão vocal para que a banda produzisse algo aos mesmos moldes dos clássicos "Fear of the dark" ou "Powerslave", por isso a adaptação. 

Adaptação essa que tornou "The X Factor" um álbum mais lento, apesar dos interlúdios de "cavalgada" típicos da banda em diversos setores da música. O álbum apresenta diversos elementos de metal progressivo, como coros articulados entre seções lentas de guitarra oitavada produzindo melodias quase que operísticas com ritmos de bateria não muito embalados. 

Toda essa ambientação, juntamente à voz mais grave de Blaze, tornam "The X Factor" um álbum definitivamente pesado, não focado em ter solos tecnicamente magistrais numa velocidade de 200bpm com a bateria fritando com bumbos de pedal duplo, mas sim em interlúdios profundos, letras sérias e trilhas intensas.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.