Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Tudo Tanto (2012)

Álbum de Tulipa Ruiz

Acessos: 60


Um talento em flor

Por: Roberto Rillo Bíscaro

19/07/2021

Gostei do segundo trabalho da paulistana, que traz novo conceito de MPB para 50tões acostumados ainda com o indianismo e as facas amoladas dos anos 70, de Minas. Novo, porque influenciada e misturada com psicodelia, britpop e letras nas quais o inglês está em perturbadora simbiose com o português. 3 títulos são no idioma de Paris Hilton: Like This, OK e Script. Sem contar os “fake” e “superplugada”, que povoam as canções. Nós, classe média “isclaricida”, estamos colonizados em excesso?

Urbanas, universitárias e pluri-identitárias, as letras pertencem ao mundo literário pós Caê, irmãos Campos e Arnaldo Antunes, cantadas com aquele erre de certa fração da classe média paulistana. Certo crítico destacou isso como peculiaridade da cantora. Será que ele vive sob uma pedra e nunca escutou gente da Paulicéia? Basta ouvir o coral masculino cantando as aliterações de Quando Eu Achar.

Tulipa canta bem e não tem pudor em experimentar com a voz. No blues esganiçado de Víbora, a gente torce para ela amadurecer logo e perceber o valor da parcimônia e seus limites. O clima britpop de Like This lucraria sem a revoada de maritacas.
  
Dois Cafés, dueto com Lulu Santos tinha tudo para ser grande, com seu clima carnavalesco e sua guitarrinha referindo-se ao estilo californiano-havaiano do veterano oitentista e letra sobre jovens lutando por um lugar ao sol. Mas, parece que as vozes jamais duetam; a impressão é de que cantam juntos, mas separados. E Lulu soa contrito, nunca decola. Gostosa canção, mas poderia ser bem mais. 
  
Esses senões não comprometem a qualidade de Tudo Tanto. Destaque pra abertura titânica de É e pra opulência orquestral de Desinibida, sublime para ouvir em fone de ouvido e viajar na tapeçaria instrumental e nos vocais apropriados.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.