Para os que respiram música assim como nós


Resenha: RuYYn (2021)

Álbum de RuYYn

Acessos: 56


Excelente revelação do black metal francês apresenta seu debut

Por: Mário Pescada

12/07/2021

Navegando pelo YouTube a procura de novos sons em uma gélida tarde de inverno que cobria Belo Horizonte na primeira semana de julho, vi ali, bem no canto inferior direito da tela, uma sugestão postada pelo fantástico canal Black Metal Promotion. Como a referência era boa, valia a pena conferir de que banda se tratava aquela curiosa imagem.

O frio local (ainda que longe do europeu ou de Curitiba), combinado com o atmosférico black metal do RÜYYN (sem trocadilhos com o nome, por favor), uma one man band francesa formada por Romain Paulet (guitarra, ERASED MEMORY), criou uma perfeita combinação!

"RüYYn" (2021), seu surpreendente EP debut lançado em maio desse ano, apresenta um black metal cru, ríspido, gélido, com vocais rasgados carregados de emoção embalados por peso, muito peso. Há uma atmosfera viajante criada pelas batidas e riffs repetitivos, sempre embalada com a fúria típica do estilo.

A capa, arte de Joanna Maeyens foi feita com tinta, aquarela e acrílico sobre papel. Apesar da sua simplicidade, caiu como uma luva com o som da banda, transmitindo um sentimento de solidão, de luta pela vida, como se a morte estivesse à espreita daquela pobre alma vagando por entre aquela nevasca brutal. Não acredito que tenha sido essa a intenção, mas, por ser black metal e ter uma nevasca, me remeteu diretamente ao caso de Terje "Valfar" Bakken, do extinto grupo norueguês WINDIR (em 2004, depois de três dias desaparecido, seu corpo foi encontrado coberto por uma camada de neve, sua morte ocorreu por hipotermia).

Nem no Bandcamp da banda localizei as letras, mas dá para sentir toda emoção que Romain despejou nesse EP. Seus 29 intensos minutos nos faz viajar e, ao final, dar play novamente e começar tudo de novo...

RÜYYN é uma ótima revelação da música extrema, dessas bandas que nos deixa ansiosos por mais lançamentos. Entrou fácil na minha lista de melhores de 2021.

O disco foi lançado em vinil e CD, podendo ser adquirido no site da gravadora francesa Les Acteurs de l'Ombre (sem previsão de lançamento por aqui, infelizmente). Contatos com a banda podem ser feitos através do e-mail ruyyn.official@gmail.com ou por suas redes sociais.

Ouça na íntegra o excelente debut "RüYYn" (2021)

Faixas: 01 I 02 II 03 III 04 IV 05 ..... Formação: Romain Paulet - todos instrumentos

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.