Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Sexo!! (1987)

Álbum de Ultraje A Rigor

Acessos: 102


No país tropical da corrupção, falar de sexo é tabu, mas roubar pode!

Por: alexmachad

18/06/2021

Essa banda tem a ironia como fonte de inspiração para suas composições. Depois de eternizar a música "Inútil" em 1985, no álbum Nós Vamos Invadir Sua Praia, em uma letra que mostra duas coisas importantes persistentes no Brasil: o analfabetismo funcional, quando o Roger canta propositalmente “A gente somos 'inúteu'" e o analfabetismo político e funcional quando ele canta propositalmente "A gente não sabemos escolher presidente", mostrando que essa letra é atemporal para a realidade brasileira.

Nesse álbum de 1987, da resenha, a banda ironiza o tabu em relação ao sexo. De forma niilista a banda escancara a prática na letra "Sexo!!" e "Eu Gosto de Mulher". Outra coisa que tem que ser destacada é a qualidade da gravação desse álbum brasileiro, que para os padrões de 1987, no Brasil, poucos álbuns tem qualidade de gravação acima da média, na minha opinião.

Esse álbum causou certo alvoroço na época por causa da música "Sexo!!", aonde em nosso país com fortes raízes religiosas foi um forte impacto nos ouvidos de algumas pessoas.

Os destaques desse álbum são: "Prisioneiro", que tem ótimo riff de guitarra e retrata um costume não muito agradável de muitos brasileiros e da corrupção; "Denis, o Que Você Quer Quando Crescer?", que parece ter uma influência do Gentle Giant no riff de guitarra; "A Festa", que é um Rock que parece aquele Rock feito na década de 50; "Pelado", que tem uma letra de duplo sentido e "Filha da Puta (Sociedade)", que é o resumo geral de tudo que é proposto nesse álbum.

Um álbum essencial, que mostra uma parte do comportamento geral da sociedade brasileira, de forma irônica e engraçada, mas sem deixar de ser crítico e ácido.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.