Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Grace Under Pressure (1984)

Álbum de Rush

Acessos: 120


Quando eu ouvi esse álbum em 1994, fiquei surpreso

Por: alexmachad

20/05/2021

Esse álbum é uma "ilha perdida" na discografia da banda canadense Rush. Esse álbum foi produzido por Peter Henderson, que já tinha produzido o Supertramp, porém o Rush queria o produtor do U2, Peter Gabriel e Simple Minds o Steve Lillywhite, principalmente por causa dos timbres de guitarra do U2 na época, porém o Steve Lillywhite aceitou e perto da gravação desistiu de ir ao Canadá para aceitar uma oferta da banda escocesa Simple Minds. Isso irritou a banda Rush, que teve que se contentar com o Peter Henderson (as relações com esse produtor não foram nada boas). Talvez o motivo da banda lançar "The Big Money" em protesto a essa situação em 1985, no álbum Power Windows.

Tirando toda essa história, eu gosto desse álbum, que conheci em 1994. Logo fiquei de cara com a melancolia na música "Afterimage". Aquele sintetizador com a guitarra no meio da música é coisa do outro mundo. É uma música que fala sobre a morte de uma pessoa querida e é uma música que cai muito bem para o baterista Neil Peart, que faleceu em 2020. Para mim o Neil Peart é o melhor baterista do mundo.

Outros destaques desse grande álbum são: "The Body Electric", que mostra o porquê do Neil Peart ser o melhor baterista do mundo; "Between the Wheels", que é um grande som de fechamento do álbum; "The Enemy Within (part I of Fear)", que tem um estilo meio Rock Progressivo, meio New Wave; "Red Sector A", que tem um riff de guitarra muito bom de abertura e "Distant Early Warning".

Esse é um álbum de Rock Progressivo da década de 80, que foi realizado em meio a conflitos de interesses entre a banda e escolha de produtor, também prazo para entrega do material gravado. Porém, na minha opinião, os integrantes da banda estão em grande forma para tocar, todos criativos mostrando o porquê desse álbum ser escutado com mais atenção.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.