Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Toto IV (1982)

Álbum de Toto

Acessos: 90


Um clássico inesquecível

Por: André Luiz Paiz

26/03/2021

Quem não conhece "Africa"? Uma faixa lançada em 1984 e que segue viva e ecoando por todos os cantos em que a música consegue chegar. E o mais interessante: a canção não enjoa. Pois é, trata-se de uma das grandes composições da história da música.

Após o lançamento de "Turn Back", a gravadora queria mais do Toto. Não só pelo nítido potencial dos artistas envolvidos, mas também queria obviamente faturar. A pressão aqui era para que a banda entrasse de vez para o mainstream, produzindo hits e gerando retorno financeiro. O Toto não só fez isso como lançou um disco que vendeu milhões e foi agraciado com os prêmios Grammy de álbum do ano, produtor do ano (a própria banda) e também um troféu individual para a canção "Rosanna". Para álbum do ano, a banda venceu ninguém menos que Paul McCartney, com o lindo disco "Tug Of War". E assim chegaram ao topo.

Com o calibre dos músicos da banda e seu nítido desenvolvimento, principalmente de Steve Lukather (guitarras), não deve ter sido difícil para o Toto chegar até onde chegou. Muito da sua experiência, apesar de ainda jovens naquele momento, veio das inúmeras contribuições como músicos de estúdio. Inclusive, neste período, alguns deles contribuíram para outro grande clássico da música, o disco "Thriller", do Rei do Pop, Michael Jackson. Porém, com a fama, começam a surgir alguns problemas. Bobby Kimball começou a ter problemas fora dos palcos que afetaram seu desempenho como artista. Assim, ocorreu o primeiro rompimento na banda pouco depois, o que faria com que o Toto viesse a dar alguns tropeços até se acertar com Joseph Williams um pouco mais adiante.

"Toto IV" é simplesmente lindo, "Africa" e "Rosanna" são hits absolutos e composições magníficas. Frutos do talento gigantesco de David Paich. "Make Believe" e "We Made It" também são de sua autoria e funcionam como ótimos complementos. Quando mencionei o crescimento de Lukather, suas contribuições também engrandeceram a obra, com a linda balada "I Won't Hold You Back" e a rocker que adoro: "Afraid of Love". A marca registrada de Steve Porcaro vem com a suave e gostosa "It's a Feeling", e "Waiting for Your Love" é uma bela contribuição de Bobby Kimball. Completam o time o saudoso baterista Jeff Porcaro e o talentosíssimo baixista David Hungate. Apesar das faixas terem compositores principais, a maioria delas é resultado de trabalho em conjunto da banda em estúdio.

Bom, até que falei demais, mas esse álbum merece o reconhecimento que tem .Vida longa ao Toto, uma das bandas mais consistentes que conheço.

Tracklist:
Rosanna	5:32
Make Believe	3:43
I Won't Hold You Back	4:56
Good For You	3:18
It's A Feeling	3:06
Afraid Of Love	3:52
Lovers In The Night	4:27
We Made It	3:56
Waiting For Your Love	4:13
Africa	4:55

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.