Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)

Álbum de The Beatles

Acessos: 46


Primeiro ponto absoluto na carreira da banda

Por: José Esteves

23/02/2021

Finalmente longe das turnês e de qualquer outra obrigação fora da música (mesmo que isso tenha causado vários rumores de que os Beatles iriam terminar) e após cinco meses de gravação, Sgt. Pepper’s foi lançado para as massas. O disco ganhou quatro grammys incluindo melhor disco do ano, recebeu certificação platina no mundo todo e é o primeiro lugar da lista da Rolling Stones de melhores álbuns de todos os tempos.

Se existe um álbum do planeta que demonstre claramente o que uma mudança de estilo pode causar em uma banda e como essa banda pode alçar novos territórios, é o Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Tematicamente, nada podia ter sido mais diferente: duas músicas de amor de 13 músicas no total. O jogo do Lennon/McCartney estava em seu ápice e todos estavam trabalhando em uníssono perfeito durante as 13 faixas do LP, de uma forma que consistente.

Instrumentalmente, esse disco expande os conceitos iniciais que o Revolver apresenta: “She’s Leaving Home” é uma música triste sobre uma filha que sai de casa com uma orquestração sinfônica de cordas de arrancar lágrimas; “Within’ You Without You” é psicodelia oriental de cítaras e mantras; “A Day In the Life”, a música que muita gente considera a melhor música dos Beatles, inclui uma parede de som orquestral no meio de uma faixa sombria e simples de um dia comum. Parece que cada música quer mostrar o melhor que eles tinham a oferecer e eles entregam sem o menor problema.

A melhor faixa do disco é “With a Little Help From My Friends”, um pop rock bem simples com um baixo marcante e com a voz do Ringo carregando a canção sobre amizade e drogas durante o caminho todo. Essa música eleva a carreira dos Beatles, adicionando uns toques de psicodelismo até em faixas que não precisavam disso para funcionar.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.