Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Beatles For Sale (1964)

Álbum de The Beatles

Acessos: 61


Pressão da gravadora cria álbum pouco criativo

Por: José Esteves

15/02/2021

No auge da Beatlemania e no começo da invasão britânica após alguns shows nos Estados Unidos, a gravadora exigiu outro disco e os Beatles acataram, juntando partes dos shows das incessantes turnês com algumas versões de rocks dos anos 50.

Se existe um disco para apontar um dos maiores erros da famosa era das gravadoras da década de cinquenta e sessenta, é esse. A pressão em lançar o maior número de discos no menor tempo possível colocou uma pressão no lançamento de um álbum que poderia muito bem ter sido incrível, mas considerando que nesse mesmo ano eles fizeram turnês nos Estados Unidos, um filme e um álbum apenas de músicas originais, teria sido um milagre. O que fica é um retrato de um momento musical em que os Beatles estavam ficando mais introspectivos e sérios, mas não o suficiente para agradar os produtores.

Metade do disco são originais, e são originais de certa qualidade: nenhum do top de Hard Day’s Night, mas mesmo assim, de alguma qualidade. Como exemplos temos as músicas mais sombrias do início (“I’m a Loser”, “No Reply” e “Baby’s in Black”) são músicas boas, com Lennon mandando bem carregando o vocal adiante e a romântica clássica “Eight Days a Week” é um bônus a parte. Mas as versões são quase todas um desastre: “Kansas City Hey Hey Hey” não sabe exatamente o que quer ser e parece um karaokê que deu errado, “Words of Love” é tão derivativo que não parece nem ser Beatles; a única essencialmente boa é “Honey Don’t”, com o Ringo cantando e a música destripada ao mais simples possível.

A melhor música do disco é “I’ll Follow the Sun”, uma balada muito bem feita sobre um término. Paul McCartney canta como se fosse a um amigo no trem indo embora, o violão sendo bem simples só fazendo um acompanhamento básico (até tem um micro solo), a batida que tem uma pegada bem acústica, e o Lennon que geralmente não se dá muito bem com vocais de apoio fica bem no fundo.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.