Para os que respiram música assim como nós


Resenha: BC Raff Album (2020)

Álbum de Raffa Moreira

Acessos: 63


Um dos melhores de 2020

Por: carlosebaldin

08/01/2021

BC Raff Álbum, o nome fala por si só, é um álbum com caráter mais pessoal do Raffa. Com toda certeza é um dos melhores álbuns da cena de trap no Brasil de 2020, eu não posso afirmar com certeza que é o melhor, afinal não ouvi todos. 

Neste álbum Raffa inova como sempre, com direito a todos seus adlibs clássicos e onomatopeias características do mesmo. Ele mostra que abandonou um pouco do antigo Raffa Moreira e Lil Raff para ser mais o BC Raff. No entanto a promessa de 2021 é que ele surja novamente como Raffa Moreira. Vamos à análise.

01. Extendo: Começa bem com uma faixa usando muito bem seu auto tune, é uma faixa que conta como foi difícil a trajetória até chegar onde ele está. Valorizando quem ele é hoje, mostrando que é real, não um personagem.

02. Você Sabe: Outra faixa motivacional que conta sua história, ele fala da romantização do tráfico, mostra a realidade de quem se envolve com isso e que aprendeu com os exemplos para poder superar e chegar onde é hoje, "[...] não me envolvi com crime, todos os meus amigos que se perderam me deixaram uma lição, fast food e whisky não  podem valer mais que seu coração [...]". É a música mais bonita liricamente do Raffa (sim, mais que Print na Briga).

03. Lenda ft.Tivityn: Um dos pontos altos do álbum, novamente traz uma letra que fala sobre uma vivência do Raffa e do Tivityn que, aceita o destaque na música dado pelo Raff, atua muito bem, emplacando um refrão muito bom. A música ainda marca alguns ataques ao MC Tody, como a parte do "Mano, você vai virar Bob Esponja, vai ficar chei' de buraco...", "[...] o lança levou mais um pro cemitério [...]". Fazendo jus as referencias do trapper do Rio.

04. Foto: Outra música de vivência, falei que era um álbum pessoal. Logo no inicio ele comenta sobre uma das fotos que ele viralizou, dormindo no ônibus, "[...] dormindo no ônibus eu juro eu fiz um corre...". É mais do mesmo, uma música que também é relativamente emocional, muito parecida com as duas primeiras.

05. Real Nigga ft.Klyn: O que não poderia faltar num álbum do Raffa? Feat com o Klyn. Uma música pesada, cortando a vibe de motivação e superação que tava tendo, veio num momento certo para que não fique enjoativo. O flow do Raffa é muito bom e eu adoro o instrumental com essa pegada de glitch. As analogias do Raff nessa música são dignas de atenção.

06. Vml Desculpa Falar Tanto Tempo Depois Disso: Uma música "suja" como eu costumo dizer, é uma das músicas na pegada de "Motel" e "Cinema" das antigas mixtapes do Raffa Moreira. Refrão pega bastante, outra música pessoal.

07. D.O.M.C ft.Blackout: É a música 8 ou 80 do álbum, ou você gosta ou você odeia. Eu particularmente gosto, ignorando a parte da letra não fazer sentido nenhum no refrão e nas pontes, o instrumental é legal, o flow do Blackout é bem comum. Raffa dá um enorme up na música, porém tem pouquíssimo tempo nela, dando espaço pro Blackout que, não aproveita como o Tivityn, o espaço para se destacar. Não sei se é pessoal ou não, de tão sem sentido que ela é liricamente.

08. 33: Novamente o pianinho, outra letra de motivação, eu particularmente não gosto tanto. Não é ruim no final de contas, só acho que tem muita música com a mesma temática e com beat semelhante. O flow do Raffa é muito diverso e isso deixa ela audível. Liricamente é boa.

09. Danm: Mais um pianinho, não sei quem foi o produtor desse álbum, porém deve ter sido o Sprite. Ouvindo separadamente, é ótima, porém ouvindo ela escutando as músicas do álbum em sequência, fica chata.

10. Eu Hoje: Encerra a música da forma que um álbum pessoal tem que ser, falando do seu de hoje, depois de contar histórias e vivências, encerra com essa música pesadíssima. Destaque pra flautinha que dá uma ambientação diferente pra música, ótima lírica.

Conclusão: É um álbum muito bom, porém se tivesse talvez 2 músicas a menos de motivação e superação ou, substituídas por músicas com outra pegada, ficaria perfeito.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.