Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Maggot Brain (1971)

Álbum de Funkadelic

Acessos: 65


Quebrando tudo em 1971

Por: Fábio Arthur

07/01/2021

Certamente, se você ainda não obteve um contato com essa obra, você está deixando passar a oportunidade de ouvir um dos mais aclamados discos dos anos 70. O terceiro petardo do grupo americano Funkadelic, uma Funk Band raiz e que até hoje entra nas listas dos críticos como um dos diferenciais da música Old School, é imperdível.

George Clinton colocou a mão da produção e o álbum surtiu efeito como nunca. Após a gravação, dois dos membros deixaram o grupo, mas essa fator não alterou o valor da banda e do trabalho do grupo no geral.

A faixa de abertura, após um monólogo, se inicia com uma sessão sonora de guitarra, mas que foi gravada em um só take no estúdio. A arte de capa traz um elemento recorrente em uma performance artística do qual Clinton trouxe a modelo Barbara Cheeseborough para posar. 

A banda acabou por receber algumas críticas e afins de outros seguimentos, além de acusações diversas. E em outros momentos, alguns críticos se posicionaram contra a sonoridade do grupo, dizendo que o som não era nem um pouco atrativo e se fazia em demasia, com poucos momentos entusiastas.

Afinal, após pouco mais de 30 minutos e uma elementar fonte sonora, o álbum mostra o quanto a qualidade musical do passado foi revolucionária e abrangente.

O ideal seria ouvir inteiro e sem pular trechos. A abertura com Maggots Brain, como já mencionada, evolui alongada entres diversas fontes sonoras. Depois, a curtinha Can you get to that e Hit It and quit It trazem um notável apanhado musical.

Sem se apartar também do Rock, a banda consegue enaltecer até mesmo a veia Blues em continuo com o Funk. Vocal aprimorado, letras fortes, sonoridade ótima e uma junção de evoluções rítmicas altamente qualitativas. 

Ouça, apenas ouça!

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.