Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Thriller (1982)

Álbum de Michael Jackson

Acessos: 121


O melhor álbum de todos os tempos

Por: carlosebaldin

04/01/2021

Não se consegue definir Thriller com palavras, frases, podemos tentar com, maravilhoso, excelente, incrível, bíblia do pop e, etc...

O álbum juntou o sentimento do Michael de injustiça com seu álbum anterior (Off the Wall) ter ganhado apenas um Grammy com mais amadurecimento musical do Jackson e mais sinergia na parceira com Quincy. Resultado: Estima-se que vendeu 66 - 100 milhões de cópias no mundo todo, abriu o mercado audiovisual na TV para os artistas negros, mudou a forma de se fazer pop e de se fazer álbum, revolucionou os videoclipes e a dança.

01. Wanna Be Startin' Somethin': Faixa arquivada de Off The Wall no qual Michael, inteligentemente, usou como abertura para Thriller. É uma abertura fenomenal para o álbum. Uma música dançante com ótimos instrumentais. Minha única crítica para a música é sua duração, são 6 minutos com muitas repetições, 4 minutos já estavam de bom tamanho.

02. Baby Be Mine: A primeira baladinha de dançar de levinho do álbum, que música maravilhosa, canta um romance de novela. Os vocais do Michael são incríveis, junto ao baixo desta música.

03. The Girl is Mine: Primeira música da parceria com Paul McCartney. Essa música é a segunda baladinha de dançar de leve do álbum, aquela que tu fica balançando a cabeça e curtindo o som. Ótima parceria, ótimos instrumentais e melodia, porém prefiro Baby Be Mine.

04. Thriller: Primeira música que abre o trio de ouro do meio do álbum. Essa música é sensacional, ela te leva numa imersão de um mundo fictício de terror, tu consegue sentir isso só se ouvir os efeitos de uivado (que o próprio Michael fez), portas rangendo, vento e os instrumentais que adicionam nessa atmosfera. É uma música extremamente bem produzida, com os efeitos salientando o cantado pelo Jackson, dando ainda mais valor aos seus vocais. Como isso é uma review de álbum, não vou me estender a falar do videoclipe, mas deixando claro que é magnífico.

05. Beat It: Segunda música do trio de ouro do álbum. É um rock com solo de nada mais nada menos que Van Halen. Começamos a ver, também, um pouco do drive sensacional do Michael Jackson em algumas partes da música, os instrumentais são maravilhosos, eu sei que repito muito essa frase porém não tem o que eu falar em específico, é tudo tão junto em harmonia e tão bem feito que não consigo dar mais ênfase para algo. A música fala sobre briga de gangues, no qual Michael inclusive contratou alguns membros de gangues rivais para contracenarem no clipe da música. É melhor que Thriller e empata com Billie Jean.

06. Billie Jean: Terceira música do trio de ouro do álbum. É o exemplo do pop bem feito, uma linha de baixo incrível, e o melhor, toda a linha de instrumentos fora feita baseada no beat box do Michael. É uma música perfeita, não tenho nem o que destacar. O clipe dela foi o primeiro de um artista negro na MTV.

07.  Human Nature: Uma música que, por mais difícil que seja, se destaca também, mesmo vindo após aquelas 3 bombas anteriores. Eu gosto de como o Michael articula as palavras nessa faixa. Basicamente ela fica se repetindo a música toda, sem nenhuma mudança, é graças a esses efeitos que o Michael cria que ela fica tão boa, para quem acha que o Jackson não era bom vocalista, está aí a prova do contrário.

08. P.Y.T (Pretty Young Thing): É uma música dançante que tem um refrão super cativante, mantém o nível de todas as músicas anteriores. Eu simplesmente amo os vocais do Michael nessa música. Meus destaques pra essa música são os backing vocals, e os instrumentos de apoio, que criam toda uma atmosfera única.

09. The Lady in My Life: A música "triste" do álbum, é a menos excelente do álbum. O vibrato do Michael nessa música é sensacional.

Notas finais: Simplesmente magnífico, é incrível como nenhuma faixa tem uma qualidade discrepante, facilmente soltaria todas as 9 como single. Não é atoa que é o álbum mais vendido de todos os tempos.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.