Para os que respiram música assim como nós


Resenha: The Crimson Cabinet (2020)

Álbum de Starfish64

Acessos: 72


Consistente dentro de sua proposta

Por: André Luiz Paiz

13/11/2020

Dieter Hoffman é um músico alemão e a mente criadora do grupo Starfish64. Com uma notável discografia e bons álbuns lançados desde o início do projeto, em 2006, chega agora com "The Crimson Cabinet", novamente fazendo um pop progressivo - ou art rock - muito bem produzido e agradável.

Conheci o Starfish64 após um bate papo virtual com Dieter em 2018, ocasião em que o músico me apresentou seu projeto. Após conferir o seu então mais recente trabalho, "The Future In Reverse", fiquei tão interessado que até uma entrevista fizemos aqui para o site. Vou deixar o link no final da resenha caso você leitor queira conferir. Quanto ao que descobri, bem, sou fã de todas as fases do Marillion e encontrei muito em comum entre o grupo de Dieter e a fase Hogarth, principalmente em canções como "Angelina", "Go!", "Dry Land", etc. Os vocais são completamente diferentes, já que o timbre de Dieter lembra algo como o Geddy Lee sem abusar dos agudos, mas a musicalidade é bem similar nestas situações que citei, ou seja, músicas praticamente não comerciais, porém suaves, melódicas e com climas extremamente interessantes.

Após a abertura "In The Lobby", chegamos a "Spindrift", uma excelente escolha para começar o trabalho de maneira objetiva. Já são duas noites seguidas que vou dormir e a sua melodia não me sai da cabeça. Uma delícia de canção. Depois migramos para a também interessante e agora mais densa "Lost And Found". Aliás, esta densidade é característica das músicas da banda, seja em termos musicais ou líricos, no qual Dieter reflete e muito sobre o agora e sobre a nossa realidade. "Future Perfect Tense" traz um dos momentos mais acessíveis e agradáveis, sendo outro grande destaque. Adoro esse timbre de guitarra utilizado aqui.
Seguindo adiante, temos "Mr. O' Brayne" que, mesmo sendo de mais difícil assimilação, a canção traz um clima pesado e camadas musicais interessantes. Curiosamente é a única canção que não é de autoria de Dieter e sim de Martin Pownall, músico da banda. Depois chegamos à faixa que dá nome ao disco, uma peça de mais de oito minutos e que traz uma bela e emocionante viagem, desde o refrão até o conjunto musical como um todo. Por fim, temos "The Future In Reverse", linda e viajante, detentora de muitas das melhores linhas vocais do disco, e "Nowhere Bound [Aimless Mix]", uma versão alternativa da canção lançada no EP "The Lost Boat". O resultado aqui é bem melhor.

Como resultado final, temos um disco muito bem composto, gravado e produzido. Fãs de Gazpacho e da faceta mais viajante do Marillion da fase Hogarth ficarão bem satisfeitos com a proposta do Starfish64. Não deixe de conferir.

Confira mais sobre o álbum na página da banda no site do BandCamp: starfish64.bandcamp.com.
Veja também a entrevista com Dieter aqui para o 80 Minutos: 80minutos.com.br

Ficha técnica: 
starfish64 is:
Dieter Hoffmann (Vocals, Guitars, Keyboards, Programing)
Henrik Kropp (Drums)
Martin Pownall (Basses, Guitars, Keyboards, Percussion, Vocals)
Dominik Suhl (Guitars)

with:
Jan Thiede (Acoustic Guitars, Vocals, Glockenspiel)
Simon Triebel (Guitars, Guidance)
Peter Herrmann (Pedal Slideguitar)

Choir on "Future Perfect Tense":
James Ryan, Andreas, Yabil, Hannah,
Gabriel, Ilayda, Daniel, Thore,
Juliana, Lana, Johannes N., Johannes Ö.,
Sina, Jacob, Alena, Katerina, Laura,
Janne, Efrem, Luisa, Franziska,
Yannis, Amélie, Rolf, Leonie

Lyrics and music by Dieter Hoffmann( 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8)
Lyrics and music by Martin Pownall (5)

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.