Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Tom Petty and the Heartbreakers (1976)

Álbum de Tom Petty And The Heartbreakers

Acessos: 170


O início de uma notável carreira musical

Por: André Luiz Paiz

05/11/2020

A banda Tom Petty & The Heartbreakers surgiu diante da intenção de Tom Petty de iniciar um trabalho como artista solo. Como seguiu acompanhado de alguns amigos após terminarem a banda Mudcrutch, acabou optando por seguir no formato de banda. E assim lançaram o seu debute homônimo, um disco interessante, bem feito e extremamente agradável.

Petty liderou as composições do material e assinou praticamente sozinho todas faixas. A única exceção é a boa faixa de abertura "Rockin' Around (With You)", composta com Mike Campbell. Mesmo não sendo um grande cantor, Petty transborda aqui musicalidade em canções simples, mas de muito bom gosto. São belas melodias e execução bastante competente.

Apesar do disco não ter chamado tanto a atenção da mídia, serviu como porta de entrada do artista na cena musical americana. Além disso, conseguiu emplacar algumas faixas: "Anything That's Rock 'n' Roll", "Breakdown" e "American Girl". Todas ótimas. Além delas, "Mystery Man" é extremamente agradável (me lembrou "Hold On", de John Lennon), "Hometown Blues" e a balada "The Wild One, Forever" também chamam a atenção positivamente.

Um fato curioso é que o grupo Mudcrutch lançou pouca coisa no início, apenas singles, e logo se desfez. Retornaram lá nos anos 2000 e lançaram dois álbuns de estúdio (2008 e 2016).

Se o disco de estreia dos Heartbreakers não é um clássico, não tem problema algum. Mesmo assim, é extremamente agradável e representa um belo início de carreira.

Tracklist:
1. "Rockin' Around (With You)" (Petty, Mike Campbell) 	2:29
2. "Breakdown" 	2:43
3. "Hometown Blues" 	2:14
4. "The Wild One, Forever" 	3:03
5. "Anything That's Rock 'n' Roll" (Petty, Campbell) 	2:24
6. "Strangered in the Night" 	3:34
7. "Fooled Again (I Don't Like It)" 	3:50
8. "Mystery Man" 	3:03
9. "Luna" 	3:58
10. "American Girl" 	3:34

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.