Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Just Another Day (2020)

Álbum de Ricardo Cesar

Acessos: 215


O curioso e enigmático "Just Another Day", de Ricardo Cesar

Por: Blog Lado Z

18/10/2020

Em Abril de 2020, um álbum bastante peculiar foi lançado no nordeste brasileiro por um músico oriundo de bandas como Os Intrusivos e Anum Preto: "Just Another Day", de Ricardo Cesar.

É um trabalho que podemos dizer ser bastante próximo sonoramente a uma gravação de fita demo, como se o registro estivesse perdido desde os anos 90 e só agora tivesse sido achado e compartilhado com o resto do mundo.

Além da sonoridade granulada e as claras referências lo-fi a artistas da década de sessenta, o álbum possui uma aura claustrofóbica e um aspecto "noturno". É difícil explicar em palavras a sensação que ele nos passa, apesar de ser propositalmente mal gravado, sem muito apego aos detalhes técnicos. Aos que são acostumados a gravações limpas de estúdio profissionais, é um álbum que fará seu perfeccionismo chorar. Porém "Just Another Day" funciona assim, soando de forma amadora, mas com linguagem bem definida e singular.

Em faixas como "You Trip Me Up" (cover da banda de shoegaze The Jesus and Mary Chain), "Walk" e "Alone", vemos as camadas de reverb fazerem uma espécie de muro de som psicodélico, trazendo à tona toda a angústia e a desolação da existência experienciadas pelo compositor.

A faixa mais destoante deste trabalho sem dúvidas é "Confusion", que soa como algum projeto de post-punk russo, seguida por "Together at Heart", que já soa mais Dylanesca.

No mais, é difícil ver algum otimismo neste trabalho, mesmo ele finalizando de forma apoteótica com a canção "The Garden", um sample experimental de uma canção quase desconhecida das Ronettes. Porém nos deixa com um gostinho de quero mais e com curiosidade para saber qual será o próximo passo do Ricardo em seu trabalho solo.

Aos órfãos de gravações propositalmente ruins, é um prato cheio!

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.