Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Rock N' Raw (2020)

Álbum de Steewild

Acessos: 167


Quando os anos 70 invadem o século 21

Por: Diogo Franco

30/09/2020

Trazendo 3 singles já lançados anteriormente em épocas diferentes e mais 2 canções até então inéditas, o Steewild mostra sua força com Rock n' Raw. Apesar de ser uma banda de hard rock, a banda remete mais ao classic rock setentista, com umas pinceladas do hard propriamente dito, porém não flerta com o Glam dos anos 80 de forma tão direta como um desavisado pode achar. O começo de Survive por exemplo evoca Hair of the Dog, clássico do Nazareth, agora remixada e com o vocal um pouco mais limpo e com menos drive. 

A produção também é bacana, valorizando o instrumental, deixando tudo direto e cru, como um bom disco de rock n' roll deve ser. O EP consiste em 5 faixas que, de certa forma, conversam entre si e com o guitarrista (que também é o vocalista) Marcus Prates tirando um timbre ardido de sua SG, e as influências são variadas. As já conhecidas Survive e Take Me Out (a melhor do disco) receberam tratamento especial e estão mais audíveis e profissionais. C'mon Babe (que também já havia sido lançada) tem a levada que talvez remeta mais aos anos 80, soando como o Guns na época de Reckless Life e Nice Boys, com um refrão meio Skid Row. A balada Sweet Wild Thing soa meio confusa, a menos que você seja um fã incondicional do Black Sabbath, daqueles que curtem absolutamente tudo que eles faziam. A música em questão começa com uma linha vocal que lembra Motley Crue, e Marcus canta como se fosse Ozzy, diga-se que a comparação é apenas a título de referência, não soando de forma alguma como cópia ou plágio. Heartbreaker soa ainda mais parecida com o Sabbath, principalmente o riff arrastadão no início, uma espécie de Sabbath Bloody Sabbath moderna e cheia de peso. 

O saldo é positivo, levando-se em conta que o underground carioca é cruel, e as dificuldades de uma banda independente são muitas. Esse EP é realmente a prova de que existe uma galera buscando fazer som de verdade, sem afetação ou frescura e sem "maquiagem" no seu som. Que venha o próximo!

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.