Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Shaved Fish (1975)

Álbum de John Lennon

Acessos: 174


Compilação para todos os gostos

Autor: André Luiz Paiz

23/07/2020

Após retirar-se da cena musical visando acompanhar de perto a gestação, nascimento e crescimento de Sean Lennon, além de resolver enfim seus problemas com a imigração, a coletânea "Shaved Fish" veio para deixar os fãs de Lennon com saudades, tamanha a qualidade do material reunido aqui.

Esta compilação mostra o motivo dos quatros Beatles terem funcionado tão bem juntos. Todos reuniam as melhores ideias individualmente e juntas elas formavam discos clássicos e inesquecíveis. Este trabalho traz um conjunto de faixas lançadas somente como singles, acompanhadas de alguns outros sucessos da carreira solo de John. E o resultado é muito agradável.

Começando com os singles, temos:
"Cold Turkey", belo rock, com mensagem ácida e que gera dúvidas se realmente tem algo relacionado a uma intoxicação alimentar sofrida por John e Yoko - como disseram - ou se há alguma conexão com vício em drogas. Tem cara das faixas que Lennon contribuiu para os últimos álbuns dos Beatles e inclusive foi apresentada a eles e recusada. Gosto e muito!
"Instant Karma!" é simplesmente uma das melhores faixas da carreira de John. Foi lançada em 1970 e possui refrão poderoso, acompanhada de excelente performance da banda. Muita energia aqui.
 "Power to the People" foi feita nas sessões de "Imagine" e traz críticas e opiniões fortes, incentivando que as pessoas usem a sua voz. É uma mensagem parecida com a que a clássica "Give Peace a Chance" traz, faixa que foi gravada durante o famoso "Bed-In", evento no qual John e Yoko ficaram na cama por duas semanas em 1969 pedindo paz e fim da guerra do Vietnam. 
Por fim, "Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção natalina e também um novo protesto contra a guerra do Vietnam. Virou hino e é lembrada todos os anos.
O restante do álbum é completado com a tocante balada "Mother" ("Plastic Ono Band"), a ótima e também canção de protesto "Woman Is the Nigger of the World" (praticamente a única que salva em "Some Time In New York City"), o hino "Imagine" e as excelentes "Mind Games" ("Mind Games") e "#9 Dream" ("Walls And Bridges"). Do disco "Mind Games" também temos o hit "Whatever Gets You thru the Night", faixa animadinha com a participação de Elton John.

Com "Shaved Fish", Lennon pôde sair de cena com uma melhor impressão em comparação com seu último trabalho, "Rock 'N' Roll". Voltaria renovado só em 1980 e pronto para muitos anos adiante, até que infelizmente, no mesmo ano, sua vida foi abreviada.

Os textos publicados na página do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do autor


Compartilhe:

Comente: