Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Morrison Hotel (1970)

Álbum de The Doors

Acessos: 266


Período de mudanças

Por: Fábio Arthur

08/07/2020

Após tantos problemas enfrentados por Morrison e pela banda, o The Doors acabou por trazer mais um disco diferenciado. Lançado em 1970, a banda tentava sair dos maus falatórios do disco anterior - que na verdade, considero um marco na carreira do grupo -, e assim, rumaram com Paul Rotchild para produção do álbum, intitulado de "Morrison Hotel" e que por vezes é chamado de Hard Rock Cafe.

O disco confronta com os primeiros trabalhos do grupo e deixa aquela veia psicodélica de leve e traz canções em melodias generosas, além de produzirem o rock habitual e o Blues. A obra compreende em um apanhado de evoluções, que trazem um teor muito bem resoluto.

"Roadhouse Blues" chega noticiando uma fonte blueseira e com a qualidade vocal de Jim, e a canção acaba por ser o ponto alto do álbum. Em "Waiting for the Sun" - título de um dos álbuns do grupo - a faixa aparece muito no estilo antigo de compor e vale aqui ressaltar a voz fenomenal e emotiva de Morrison. Mesmo não sendo algo proposital, a faixa se alinha de forma única com a melodia e refrão. "You Make me Real" traz a sensação de um Doors domado por uma veia mais modernizada em época, logicamente mantendo algo das características próprias do grupo, mas enfim, ela diverte e soa bem qualitativa. "Peace Frog" tem uma letra peculiar e molda o estilo da banda em fusão com as linhas entre cordas e teclados. "Ship of Fools" mantém a continuidade e "The Spy" transita como também uma das preferidas do trabalho. E ainda temos a maravilhosa "Queen of the Highway" indo até a Maggie M'Gill, em que foi baseada em uma canção de teor com veracidade dos fatos, algo histórico mesmo, mas com atenuante de mudanças significativas e adaptáveis ao grupo.

Vejo esse álbum como uma ponte de preparação para o desfecho da carreira do grupo. Na sequência, trouxeram um disco do qual eu acredito ser o melhor deles.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.