Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Transparente (2005)

Álbum de Mariza

Acessos: 197


Viaje "por mares nunca dantes navegados" ao som da música e da voz de Mariza!

Por: Maik Antunes

28/04/2020

Muito mais que tornar o velho fado lusitano acessível – numa bem elaborada embalagem melódica "do tipo exportação" –, "Transparente" tem – para os não iniciados, mas dotados de espírito livre – o mérito de proporcionar a bela, prazerosa e apaixonante oportunidade de embarcar numa viagem sonora "por mares nunca dantes navegados"...

E descobrir a encantadora voz de Mariza neste trabalho cujo êxito se deve – em boa parte – à produção do brasileiro Jaques Morelembaum [!], que ainda rouba a cena ao executar um violoncelo "quase sombrio" na faixa "Duas Lágrimas de Orvalho".

Mais destaques ficam por conta de:

•	"Meu Fado Meu";
•	"Recusa";
•	"Há Palavras Que Nos Beijam";
•	"Medo";
•	a contagiante faixa-título "Transparente" (que, em homenagem às raízes africanas da cantora, por parte da avó-materna, traz, na percussão, o virtuoso Marcelo Costa) e, dentre outros:
•	a poética – como não poderia deixar de ser, já que composta pelo "imortal" Fernando Pessoa [!] – "Há Uma Música do Povo", parte integrante da trilha sonora da novela "Paixões Proibidas", da Band (2006/2007).

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.