Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Supertramp (1970)

Álbum de Supertramp

Acessos: 161


O "esquecido" álbum de estreia

Autor: André Luiz Paiz

19/09/2019

"Supertramp" foi lançado em 1970, mas só conheceu terras americanas em 1977. O álbum homônimo, também conhecido por "Now and Then", não é um dos favoritos nem mesmo dos membros da banda, mas mostra claramente o talento dos seus músicos como cantores, compositores e instrumentistas. Aqui foi dado início à trajetória pop progressiva de um dos grupos mais famosos dos anos setenta.

Roger Hodgson e Rick Davies conduziram o barco e compuseram todo o material. Sem interesse em contribuir liricamente, o trabalho ficou por conta de Richard Palmer-James, que faria a sua única participação antes de seguir adiante com o King Crimson. Decidiram também registrar todas as sessões durante a madrugada, sob a superstição de que havia uma certa mágica ao gravar neste período. Obviamente que, para o engenheiro "Robin Black", as coisas foram mais difíceis.

O álbum de estreia destaca claramente a competência de seus líderes em produzir melodias agradáveis. Combinadas com progressões mais virtuosas e até certo ponto exageradas, criaram uma espécie de pop progressivo, já que os seus temas mais acessíveis sempre conduziam para uma sonoridade mais leve. O baixo de Hodgson está magnífico, além da sua bela voz.

As composições, principalmente na primeira metade, são excelentes. Depois o nível cai um pouco, mas, faixas como "It's a Long Road", "Words Unspoken" e "Shadow Song" já valem a conferência. Gosto muito também das baladas "Aubade and I Am Not Like Other Birds of Prey", "Surely" e "Home Again". Pena que as demais não conseguem manter o nível, pois se perdem um pouco entre os dois estilos que citei.

Apesar de praticamente esquecido pela banda, "Supertramp" é um bom início e possui ótimos momentos. Mas, como todos sabemos, o melhor da banda ainda estava por vir.

Os textos publicados na página do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do autor


Compartilhe:

Comente: