Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Return To Eden (2019)

Álbum de Timo Tolkki's Avalon

Acessos: 576


Encerrando a trilogia com o melhor trabalho

Por: André Luiz Paiz

12/07/2019

Cinco anos após o lançamento de "Angels Of The Apocalypse", Timo Tolkki está de volta, agora com "Return To Eden", álbum derradeiro do projeto Avalon.

Timo vem lidando com problemas pessoais há muito tempo, entre eles a temida depressão. Assim, desde o início dos conflitos com o Stratovarius, lá pra 2004, o guitarrista tem passado por altos e baixos em sua vida pessoal, fator que diretamente reflete em sua carreira como músico. A produção de "Angels Of The Apocalypse" gerou algumas críticas negativas e o álbum acabou não sendo tão bem recebido por alguns fãs. Agora, em um bom momento e com a inspiração de volta, "Return To Eden" surgiu atendendo as expectativas e trazendo muito do que os fãs estavam esperando.

Para este novo trabalho, Timo Tolkki pôde contar com o auxílio de produtores externos, se permitindo focar apenas na música. É seguro dizer que o resultado sonoro é o melhor dos três trabalhos. A produção é excelente, com bastante peso e energia. O material entregue por Tolkki também ajuda bastante. As composições trazer muito do passado de Timo e principalmente do Stratovarius, mas com uma roupagem mais atual.

Timo Tolkki sempre foi alvo de críticas nos seus lançamentos do período pós-Stratovarius, muito pela similaridade das suas composições com as de sua antiga banda. Foi assim com o Revolution Renaissance, com o Symfonia e agora com o Avalon. O que precisa estar bem definido em você leitor, é que as características destas bandas são as características de Timo Tolkki, e ele sempre as levará consigo onde estiver. "Return To Eden" não é algo inovador, mas isso não quer dizer que seja ruim. O que temos aqui é Timo Tolkki, fazendo o seu papel como o compositor e guitarrista que sempre foi.

As músicas de "Return To Eden" são empolgantes e conseguem conduzir o ouvinte pelo álbum todo sem desgaste. Além disso, é possível se envolver com a história apocalíptica contada através da percepção de Tolkki, que é sobre o futuro e o que ele nos trará se não tomarmos providências no presente.
Aqui, temos a excelente "Promises", abrindo após a introdução com a empolgação de um Stratovarius. A banda também é lembrada em "Now And Forever", que nos remete ao álbum "Destiny", mais particularmente na faixa "SOS.". "Limits" é veloz e também vai pelo caminho da banda, assim como "Give Me Hope", "Wasted Dreams" e "Guiding Star". Todas estas faixas nos permitem lembrar daquela formação clássica que mudou o Power Metal dos anos noventa. A diferença aqui, é a divisão entre vocais masculinos e femininos, dando nova roupagem ao material.
Temos também algumas faixas mais cadenciadas que também são destaque. São elas: "Miles Away", "We Are Ones" e "Return To Eden"
Além disso, "Hear My Call" é uma balada com linda interpretação. "Godsend" também tem resultado positivo e a versão japonesa traz um remix orquestrado dela.

Por fim, o cast de vocalistas sugerido pela Frontiers para contribuir com o material tem resultado extremamente positivo, sendo que Anneke van Giersbergen e Zak Stevens são os que mais se sobressaem.

É ótimo ver Timo Tolkki motivado e produzido. Esperamos que fique bem e que continue lançando mais álbuns como este, uma conclusão excelente para o projeto.

Tracklist:
1 - Enlighten 1:08
2 - Promises (feat. Todd Michael Hall) 4:46
3 - Return to Eden (feat. Mariangela Demurtas, Zachary Stevens & Todd Michael Hall) 4:47
4 - Hear My Call (feat. Anneke Van Giersbergen) 5:15
5 - Now and Forever (feat. Todd Michael Hall) 4:10
6 - Miles Away (feat. Zachary Stevens) 4:53
7 - Limits (feat. Eduard Hovinga) 4:51
8 - We Are the Ones (feat. Anneke Van Giersbergen) 5:03
9 - Godsend (feat. Mariangela Demurtas) 4:26
10 - Give Me Hope (feat. Eduard Hovinga) 5:05
11 - Wasted Dreams (feat. Zachary Stevens) 5:30
12 - Guiding Star (feat. Mariangela Demurtas) 4:20

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.