Bem-vindo ao 80 Minutos

Nós amamos música e adoramos compartilhar nossas avaliações sobre os álbuns de nossas bandas favoritas.

Perguntas Frequentes - 80 Minutos

O 80 Minutos surgiu na intenção de propagar conhecimento sobre bandas e álbuns, compartilhar informações, sugerir, avaliar e divulgar opiniões sobre seus artistas favoritos.
Basicamente, você é responsável por tudo o que cadastra. Portanto, crie ao invés de copiar de alguma fonte, ao menos que a origem também seja pública. Além disso, faça uso de fotos/imagens de álbuns e artistas que são divulgados(as) publicamente. Caso ainda sim tenha gostado de um texto externo e você quer disponibilizar, referencie a fonte e dê crédito ao autor.
Sua participação no site é totalmente voluntária e sem qualquer tipo de compensação/remuneração financeira, já que este não é o propósito do 80 Minutos.
Todas as resenhas cadastradas por você terão seu nome creditado, porém você automaticamente autoriza o 80 Minutos a realizar a revisão do texto, substituindo palavras que considerarmos ofensivas e corrigindo possíveis erros de ortografia. Já o cadastro de álbuns e artistas é de interação de todos e não haverá referência a um único usuário. Além disso, todas as informações cadastradas por você serão automaticamente cedidas ao 80 Minutos como contribuição voluntária ao conteúdo do site.
Para as resenhas, nós divulgaremos somente os nomes dos usuários. Nós jamais divulgaremos seu endereço de e-mail e outras informações sigilosas.
Todas as informações cadastradas pelos usuários do site serão moderadas pelos administradores do sistema. Normalmente o prazo de moderação é bem curto, porém não há definição de prazo específica.
Nenhuma alteração é permitida sem autenticação. Ao cadastrar-se e/ou autenticar-se, você automaticamente concorda com todos estes termos de uso, declarando estar de acordo com estas políticas.
Esta é fácil. Basta utilizar o link "ENTRAR" disponível no menu.
O cadastro de novos artistas permite que você inclua novos ou altere os artistas já cadastrados. Basicamente você irá fazer o upload de uma foto de capa (780x520) e preencher as informações solicitadas, além de associar este artista a um ou mais estilos, definir artistas similares e também artistas relacionados. Como é possível definir um ou mais destes itens, basta preenchê-los e pressionar "ENTER" para incluí-los.
Utilize vários gêneros para formar a descrição completa em que aquele artista se encaixa. Ex: Rock Progressivo + Folk ou Pop + Rock.
O site da Wikipedia contém informações interessantes que podem ser replicadas no cadastro dos artistas. Lembre-se de referenciar a fonte.
Artistas similares são indicações de bandas e artistas que possuem o mesmo estilo. Ex: Helloween é similar ao Gamma Ray e Capital Inicial é similar ao Legião Urbana.
Artistas que se relacionam não são necessariamente similares. Ex: Renato Russo possui uma carreira solo e está relacionado ao Legião Urbana. Outro exemplo seria o Peter Gabriel relacionado ao Genesis.
Artistas podem possuir mais de um gênero. Por exemplo: Rock e Hard Rock, Dance Music e Pop, etc.
Utilize a busca de artistas no painel superior direito, onde está o menu. Lembrando que um artista pode já ter sido cadastrado, porém ainda não ter passado por moderação. Neste caso, somente ao tentar cadastrá-lo será possível identificar este tipo de situação. Mas não se preocupe, a moderação é bem rápida.
Para registro ou alteração de um álbum, acesse a página do artista em questão. O link estará disponível no menu ou no painel de acesso rápido
Faça o upload da capa (320x320), preencha o campo "nome", o ano de lançamento e uma descrição sobre o mesmo. Geralmente a descrição é composta de informações sobre o álbum e a lista de faixas.
Dica: O site discogs.com auxilia bastante no cadastro, onde é possível efetuar o download da capa e tracklist. O Wikipedia também é uma boa opção.
Para registro de um novo estilo/gênero, acesse o menu "Artistas" e o link estará disponível.
Utilize vários gêneros para formar a descrição completa em que aquele artista se encaixa. Ex: Rock Progressivo + Folk ou Pop + Rock.
Sua participação irá automaticamente promovê-lo. Colaboradores possuem alto nível de interação com o site, o que aumenta nossa confiabilidade.
Usuários possuem poucas resenhas ou são aqueles que não escrevem e gostam apenas de avaliar álbuns com notas.
Ao atingir o número de 10 resenhas publicadas, você será promovido a Colaborador.
Ao atingir o número de 100 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Especial.
Ao atingir o número de 200 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Sênior.
Ao atingir o número de 350 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Master.
Toda pessoa que visualizar o seu perfil saberá qual o seu nível de usuário, o que aumenta a sua credibilidade como autor.
Como descrito anteriormente, todos os novos cadastros e também as alterações deverão ser moderadas/avaliadas. Assim, é possível garantir que nenhum conteúdo indesejado seja disponibilizado e venha causar algum desconforto aos usuários bem intencionados.
Disponibilizamos informações de contato no menu ajuda, além do endereço de e-mail no rodapé do site. Estamos à disposição para ouví-los, desde que sejam cordiais e compreensivos. Você também pode utilizar o formulário de solicitação de correções para reportar erros de ortografia em cadastros efetuados por você ou outros usuários.
Caso você tenha esquecido a sua senha, é possível acessar o link de solicitação ao tentar fazer login no site.
Caso você queira apenas trocar sua senha por uma nova, acesse na página inicial o menu "Minha Conta". Lá você poderá alterar mais algum dado cadastral caso queira.
Não há necessidade. Já disponibilizamos todos os tipos de álbuns que julgamos pertinentes dentro de nosso banco de dados. Os tipos são: CD, CD Ao Vivo, EP/Single, Coletânea, Compilações e DVD/Blu-Ray. Caso você tenha sugestão de mais algum estilo, entre em contato conosco que iremos avaliar.
Cadastrar uma resenha significar relatar a experiência e as impressões que você teve em quanto estava acompanhando um álbum em questão. Resenhas ajudam usuários a localizar novos artistas, a ler mais sobre música e descobrir se concorda ou não com aquela avaliação. Caso sua opinião seja diferente de uma resenha que tenha lido, escreva a sua também e dê a sua opinião.
O único requisito para criar uma resenha é que você goste de escrever e seja bom com as palavras, para que ela se torne um atrativo para os usuários do site.
Avaliações/votações são como uma resenha rápida. Alguns usuários preferem localizar álbuns através de notas (scores). Ou seja, os álbuns mais bem avaliados com certeza chamarão mais atenção.
Primeiramente, cada álbum possui a sua página exclusiva, que você consegue acessá-la clicando na imagem que representa a caba. Após acessá-la, clique no atalho correspondente disponível no acesso rápido ou acesse através do menu. Basicamente a composição de uma resenha consiste na nota que você dará ao álbum, um título (Ex: Trabalho Espetacular!) e o texto contendo sua análise sobre o trabalho em questão.
Não existe, porém temos algumas sugestões:
Para cadastrar um artista, coloque uma breve descrição de sua trajetória e as informações que achar pertinente, além do país de origem e uma foto de capa.
Para cadastro de um álbum, sugerimos a foto da capa, o ano de lançamento, o tipo (ao vivo, álbum de estúdio, EP, etc.) e a descrição contendo informações básicas sobre o álbum, tracklist e os músicos participantes.
Nós utilizamos a seguinte classificação:
0.5 - Desastroso (0,5)
1.0 - Péssimo (1,0)
1.5 - Muito Ruim (1,5)
2.0 - Ruim (2,0)
2.5 - Mediano (2,5)
3.0 - Bom (3,0)
3.5 - Muito Bom (3,5)
4.0 - Ótimo (4,0)
4.5 - Excelente (4,5)
5.0 - Espetacular/Clássico (5,0)
Um álbum sempre exibirá o seu voto (caso exista), a média dos votos recebidos e o número de votos recebidos.
Esta é uma ótima pergunta. Ao fazer upload de imagens dentro da resolução recomendada, você está garantindo a melhor experiência visual para os usuários do site, sem que haja distorções nas fotos. Nossas recomendações são:
- Avatar (foto do seu perfil): 120x120
- Foto de capa da página de um artista: 480x320
- Foto de capa de uma matéria ou entrevista: 726x484
- Foto de capa de álbuns: 320x320
- Foto de capa de DVD/Blu-Ray: 320(w)x380(h)
Lembrando que é sempre melhor sobrar do que faltar, para que a imagem não perca qualidade ao ser redimensionada. O importante é considerar a proporção de altura e largura. Mas também não pode exagerar, senão o site irá restringir seu upload.
Sempre que fizer um upload de imagem, será feita avaliação do arquivo. Se atender os requisitos, uma prévia será exibida. Mesmo que a prévia não fique da maneira que você gostaria, provavelmente ficará bem melhor ao ser exibida no site.
Infelizmente não. Caso seja extremamente necessário, entre em contato conosco.
Sim, através do menu ajuda, opção "Solicitar Correções".
Se você quiser editar seu texto ao invés de solicitar ao site, para agilizar o seu trabalho há também a opção de editar resenha ou matéria disponível no menu, bastando acessar o conteúdo primeiro e depois procurar pela opção. Para entrevistas, neste momento é necessário falar diretamente conosco.
Coletâneas são álbuns com as músicas mais famosas de um artista. Compilações geralmente possuem faixas bônus, demos, faixas não lançadas, bootlegs, agrupamento de singles, etc.
As discografias são cadastradas pelos próprios usuários do 80 Minutos. Assim, contribua também e cadastre o álbum que pretende avaliar.
Um cadastro de álbum ou artista, sempre que alterado, deve passar por avaliação. Assim, temporariamente seu cadastro poderá está indisponível para visualização até que seja novamente aprovado após uma alteração. O mesmo acontece com as resenhas, que são exclusivas de cada usuário, porém se estiverem vinculadas a um álbum que está sob moderação, ela ficará temporariamente indisponível até que o álbum ou artista sejam novamente aprovados.
Sim! É possível utilizar seu leitor de RSS favorito para receber as novidades diretamente no seu aplicativo. Basta consultar as listas no rodapé do site e se inscrever.
Não. Este site é contra qualquer tipo de pirataria e esta prática não é compatível com as nossas intenções, que são as de promover e divulgar o trabalho de nossos artistas favoritos.
Nossa sugestão é a seguinte: Comece curtindo a página do 80 Minutos no Facebook (facebook.com/80Minutos). Em seguida, crie suas resenhas e compartilhe em seu mural, aumentando a visibilidade de sua publicação. Se estiver empolgado, você pode também marcar o artista referente e a página do 80 Minutos (@80minutos).
Entre em contato conosco através do formulário de contato ou pelo e-mail disponibilizado no rodapé.
Este é um problema comum de quando a imagem selecionada como capa do álbum não é reconhecida pelo Facebook como adequada. Geralmente ocorre por ser de resolução muito baixa.
A sugestão neste caso é editar o álbum em questão e carregar uma nova capa, com melhor resolução. Depois disso, é necessário aguardar o Facebook atualizar seu cache ou forçar esta operação através do link: https://developers.facebook.com/tools/debug/ - Lá é possível colar o link para o review e forçar a atualização deste cache. O link direto você obtém clicando no título do review.
Os gráficos possuem algumas particularidades para que sua visualização seja sensata e efetiva. Assim, somente artistas que tenham lançado mais de 1 álbum de estúdio terão gráficos gerados.
Para garantir uma boa experiência a todos dispositivos, os gráficos também possuem limite de 50 registros, fazendo com que alguns poucos artistas com longa discografia também sejam afetados.
A página do 80 Minutos foi desenvolvida com Bootstrap na versão 4, em que somente os navegadores em suas versões mais atuais possuem os recursos necessários para uma melhor experiência. Caso tenha algum problema e queira nos contatar, fique à vontade para utilizar o formulário de contato.
Apenas álbuns com dois votos ou mais são listados. Além disso, as estatísticas dos melhores álbuns trazem somente álbuns de estúdio, assim como os gráficos exibidos nas páginas de cada artista.
Este recurso está disponível no menu. Neste caso, você encontrará essas informações pagina inicial (Home) dos itens artistas e álbuns.
Sim, e estes recursos estão disponíveis na página home do menu artistas.
No site do 80 Minutos é possível disponibilizar entrevistas dos colaboradores do site com artistas relacionados ao meio musical. Caso queira publicar uma entrevista que não seja de sua autoria, é importante informar o nome do autor, a fonte e, principalmente, deixá-lo ciente da publicação. Caso o site do 80 Minutos receba alguma notificação de direitos autorais, a entrevista será retirada do ar imediatamente.
Ao iniciar o cadastro de sua entrevista, faça o upload de uma foto do entrevistado. Sugerimos a resolução 1024(w)x654(h). Em seguida, defina o tipo de entrevista. Basicamente, o processo inicial será incluir o número de perguntas que a sua entrevista terá. Insira todas de uma vez e faça isso primeiro, clicando no botão "ADICIONAR NOVA PERGUNTA". O campo pergunta também é aceito vazio, assim como o campo resposta para as entrevistas de perguntas e respostas, porém, se os dois estiverem vazios, a questão será ignorada. A única exceção é a entrevista do tipo matéria, em que não haverá pergunta e somente um campo para resposta, que deverá conter o texto que relata o diálogo entre o entrevistador e o artista.
Para publicação da sua entrevista com vídeo ou audio, fale conosco através do formulário de contato.
Em caso de dúvidas adicionais, também entre em contato conosco. Quando mais bem postada for a sua entrevista, mais rápido ela será publicada. As publicações de entrevistas seguem as mesmas regras e políticas do site, em que toda a contribuição feita aqui é totalmente voluntária e sem qualquer compensação/remuneração, já que o 80 Minutos não é um site comercial e não gera receita.
Como o site do 80 Minutos é voltado ao público brasileiro, caso a sua entrevista não esteja traduzida para o português, você automaticamente nos autoriza realizar esta tradução sob a nossa interpretação.
Se você deseja postar um tipo de entrevista que não se encaixa dentro da metodologia que utilizamos, entre em contato conosco.
Se você não possui o tempo necessário para realizar o cadastro da entrevista conforme os procedimentos do site e mesmo assim deseja colaborar, envie a entrevista por e-mail para [email protected] que nós a cadastraremos em seu nome. Porém, ela poderá demorar um pouco mais para ser disponibilizada no site.
Nossa intenção é lhe manter informado de tudo o que acontece com o conteúdo que você produz. As notificações trarão informações sobre a aprovação dos cadastros feitos no site (álbuns, resenhas, entrevistas, estilos/gêneros e artistas), notificação de comentários em suas resenhas e entrevistas, além de informações gerais. Nós jamais enviaremos SPAMS ou solicitaremos dados pessoais por e-mail.
A área de publicação de matérias foi criada para que os colaboradores do site possam escrever sobre qualquer assunto relacionado ao mundo musical, sem que seja um cadastro de resenhas de álbuns ou entrevistas.
No cadastro de matérias, você poderá definir uma chamada/título, adicionar uma foto de capa (1024wx654h) e criar o seu texto. Não se preocupe com a formatação, pois nós faremos esta parte no momento da aprovação. Você também poderá associar a sua matéria com algum artista em específico, assim como é feito no cadastro de artistas. Basta utilizar o campo de busca, selecionar e pressionar ENTER para realizar a associação.
O que pode ser publicado? Artigos do tipo: Os dez melhores álbuns do Iron Maiden, Vinte álbuns de trash metal indispensáveis em qualquer coleção, Discografia comentada do Megadeth, etc. Enfim, use a sua criatividade e crie artigos interessantes para os usuários do site.
O que não pode ser publicado? Notícias. Nós entendemos que já existem mídias especializadas neste assunto e não desejamos concorrer com elas. Para notícias, consulte sites como o Whiplash. Para resenhas, entrevistas e matérias interessantes, consulte o 80 Minutos :)
Isso não é comum, mas pode acontecer. Nós sugerimos utilizar o padrão que outros sites também utilizam, diferenciando os demais com parênteses e o número referente. Por exemplo, há um artista chamado Yes. Ao cadastrar um segundo com o mesmo nome, primeiramente certifique-se que não se trata do mesmo artista, em seguida, digite o nome da seguinte maneira: Yes (2). Assim, o terceiro artista com o mesmo nome deverá ser nomeado Yes (3).
Para álbuns, o conceito é o mesmo. Porém, você só terá que usar este critério se o álbum possuir, além do mesmo nome, também o mesmo tipo. Ou seja, você só utilizará esta nomeclatura se um álbum tiver o mesmo nome e dois forem álbuns de estúdio, por exemplo.
Dúvidas? Fale conosco. Mas, não se preocupe, esses detalhes são verificados no momento da moderação.
Sim, e é bem simples. Basta colocar o link no corpo da matéria, no local onde deseja que o vídeo seja exibido.
IMPORTANTE: Não publique vídeos que não são oficiais e autorizados pelo artista, pois eles não serão aprovados para evitar problemas com direitos autorais.
Sim, e é bem simples. Basta clicar no botão disponível no formulário de login. Você deverá utilizá-lo ao invés do método tradicional de login e cadastro.
Funciona assim: como existem estatísticas relacionadas à sua conta, é interessante mantê-las. Assim, você deve se autenticar através do método tradicional, ou seja, através do seu usuário e senha. Em seguida, acesse os menus Minha Conta e Editar Perfil. Lá você encontrará um botão que lhe oferece a possibilidade de migração.
Provavelmente a sua conta está bloqueada por não respeitar as políticas do site. Verifique se você recebeu um e-mail contendo esta informação.
Se você não desrespeitou nenhuma das nossas regras e acredita ter sido bloqueado erroneamente, entre em contato conosco.