Resenha

O Barato de Iacanga

2019

Direção: Thiago Mattar

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

10/02/2020



Woodstock à brasileira

O Barato de Iacanga - conhecido por festival de Águas Claras, foi um evento com quatro edições, praticado em uma fazenda no interior de São Paulo. Nasceu com o sonho do jovem Leivinha em colaboração de irmãos e amigos. Criou-se como algo não tão pretensioso em 1975, puxando algumas bandas conhecidas no cenário progressivo, como Mutantes, Som Nosso de Cada Dia, Terreno Baldio e algumas que permaneceram na obscuridade e hoje são denominadas cult, como o Rock da Mortalha e Apokalypsis.
O documentário dirigido por Thiago Mattar, tem material escasso sobre a primeira versão em 1975, mesmo assim, aos poucos vai instigando quem assiste e mostra a ousadia de se peitar a ditadura.
Com um palco de madeira feitos as pressas, um mundaréu de barracas e público constituído em sua maioria por hippies, podemos entende-lo como o Woodstock tupiniquim.
Evidentemente os censores não passaram o "pano", principalmente sobre a questões de substancias ilícitas e o viés anárquico compartilhado entre artista / público. E justamente por isso, o evento só voltou na década seguinte.

Os dois festivais que se deram em 1981 e 1983, foram puxados na pluralidade musical para amenizar as garras da censura, agora com artistas da MPB, tais como : Alceu Valença, Gilberto Gil, o bruxo Hermeto Pascoal e Luiz Gonzaga. Interessante a fala desse ultimo sobre a canção Sociedade Alternativa de Raul Seixas, dizendo que estava tornando-se um alternativo. Dava para perceber Gonzaga curtindo a interação com aqueles jovens. E por falar em Raul, o maluco beleza pediu para tocar no festival, e obviamente teve o desejo atendido. Também é cômico observar um trecho dele tocando uma canção que a certa altura se transforma em Garota de Ipanema, Raul senta-se ao palco abrindo a mão com os famosos acordes em posição de "aranha", tudo para tirar um sarro da Bossa Nova.
E a brincadeira de Raul Seixas, que na verdade era uma contestação, tornou-se sonho ou pesadelo para alguns, pois numa tacada ousada, o gestor do projeto chamou João Gilberto no festival seguinte, conseguindo o que muitos apenas tentaram, pois Gilberto odiava participar de shows e afins.
A ultima edição de Iacanga em 1984, contou com patrocinadores, maior divulgação da mídia, melhor estrutura, porem, foi um fiasco. Chuvas com vento, difícil acesso aos carros - devido a lama (muitos puxados por tratores) alagamento do palco, e por isso, a falta de boa parte dos artistas, fizeram Leivinha repensar sobre tudo e acabar com o festival, citando no documentário que o prejuízo pelo último, foi enorme.
O filme também serve para repensar que as melhores coisas da vida e até mesmo da música, nasceram como combustão espontânea. A exemplo de que as grandes obras do rock foram concebidas dessa forma, e assim o evento de Iacanga teve um papel importante na música brasileira.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaZeptoSegundo - Memorias de Tiempos Perdidos (2015)

    13/11/2019

  • Image

    ResenhaVioleta de Outono - Violeta de Outono (1987)

    08/08/2018

  • Image

    ArtigoBackmasking, quando o Diabo resolve entrar em estúdio...

    04/07/2020

  • Image

    ResenhaGiorgio Moroder - From Here To Eternity (1977)

    28/08/2018

  • Image

    ArtigoBandas obscuras que merecem sua atenção

    19/08/2019

  • Image

    ResenhaRoger Hodgson - Hai Hai (1987)

    24/07/2020

  • Image

    ResenhaKreator - Renewal (1992)

    06/11/2020

  • Image

    ResenhaRush - Vapor Trails (2002)

    03/10/2018

  • Image

    ResenhaBee Gees - Spirits Having Flown (1979)

    15/04/2020

  • Image

    ResenhaJeff Beck - Flash (1985)

    06/04/2020

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o filme

O Barato de Iacanga

Ano: 2019

Direção: Thiago Mattar

Avaliação geral: 3,5 - 4 votos

Avalie

Você conhece esse filme? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre O Barato de Iacanga:

  • 06
    mai, 2020

    Vídeo: Um barato de documentário

    User Photo Roberto Rillo Bíscaro

Visitar a página completa de O Barato de Iacanga



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.