Para os que respiram música assim como nós


Resenha: The Story of Funk: One Nation Under a Groove (2014)

Direção: James Hale

Relacionado com: Twisted Sister

Acessos: 66


Uma breve história do funk

Por: Roberto Rillo Bíscaro

11/02/2021

The Story Of Funk: One Nation Under a Groove (2014)é produção da sempre competente BBC. O Reino Unido foi sacudido pelo funk, desde sempre, haja vista a eclosão do Northern Soul, então não estranha a outrora sisuda TV inglesa dedicar uma hora a contextualizar o funk como parte do movimento pelos direitos civis dos negros. 

O programa começa pela decisão de artistas como James Brown de não seguirem o padrão comportado da Motown e radicalizar na sensualidade dos trejeitos, gritos e, claro, na batida malvada que lhe rendeu o epíteto The Godfather Of Soul. Os grandes a partir dele são citados, com suas contribuições. Sly And The Family Stone por terem inventado um jeito de tocar baixo que se tornou marca d’água do funk; George Clinton e seu P-Funk psicodelizado; Earth, Wind and Fire e a popificação do subgênero.

Um dos bônus maiores do documentário é mencionar a influência que o funk teve numa onda cinematográfica nos 70’s – hoje chamada Blacksploitation/Blaxploitation – que levou a negritude orgulhosa dos grandes cabelos e roupas espalhafatosas pras telonas num festival de delícias que incluíram vampiros negros, agentes secretas fatais, tudo embalado pelo slap bass funkeado.

A disco music é um bocadinho demonizada como causadora da derrocada da supremacia funkista.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.