Data da entrevista: 25/02/2019
O incansável Tobias Sammet está de volta com o seu famoso projeto Avantasia. O novo trabalho denominado “Moonglow” acaba de ser lançado e já está alcançando números impressionantes para um projeto de metal. Mais uma vez, conta com grandes nomes da cena e já começa os preparativos para uma turnê mundial. Gentilmente, Tobias nos atendeu, se desculpou pela falta de tempo e por não poder falar sobre tudo o que gostaríamos, mas promete uma entrevista maior no futuro. De qualquer forma, é um prazer tê-lo em uma conversa exclusiva para o 80 Minutos. Confira! Aproveite para garantir a sua cópia de “Moonglow” no site da Nuclear Blast.
Olá Tobias! Meu nome é André e eu falo em nome do 80 Minutos, um site brasileiro criado para que as pessoas possam comentar sobre os seus álbuns favoritos.
Olá André. Muito obrigado pelo seu interesse a apoio.
“Moonglow”, novo álbum do Avantasia, acaba de ser lançado. Como você está se sentindo com mais esta conquista?
O álbum acaba de ser lançado e já partiu do zero para número um na Alemanha! Você pode imaginar o quanto estou feliz e empolgado.![]()
Você pode nos contar um pouco mais sobre a parte conceitual que compõe a temática deste trabalho? Qual foi a origem da inspiração?
A inspiração está sempre ao meu redor. Tudo o que acontece à minha volta traz algum impacto. Eu tento trabalhar com as coisas que tocam a minha alma. Eu admiro o mundo dos autores clássicos do Romantismo Negro (sub-gênero no qual fizeram parte nomes como Edgar Allan Poe e Nathaniel Hawthorne) e conto uma história sobre uma pessoa que foi posta dentro de uma realidade em que parece não haver lugar para ela. Essa pessoa está vivendo na escuridão, pois o mundo para os belos e fortes não foi feito para ela. Basicamente, também traz a mensagem de que você não conseguirá atender as expectativas das outras pessoas se decidir seguir o seu próprio caminho.
Quando ouvi o single “The Raven Child”, a primeira coisa que pensei foi que você sempre nos traz uma versão mais aprimorada de si. Concorda com a minha opinião?
Não sei... Obrigado por dizer isso. Eu apenas quis começar o álbum com algo que refletisse o que eu estava sentindo. Alto e suave, com elementos célticos, refrãos pomposos, e alternando entre momentos rápidos e lentos. Esta música necessita de atenção e não é uma canção usual, daquelas que você ouvirá no rádio.
E estamos falando de uma canção tão épica, que poderia tranquilamente compôr a trilha sonora de um filme. Você já considerou esta possibilidade?
Se uma oportunidade desta surgir, não vejo porque não… se eu pudesse ter o tempo disponível, já que no momento está bastante limitado.
Uma questão que me veio à cabeça agora, quando você está em estúdio criando música, você escreve, desenvolve e usa qualquer material que surge? Digo, qual o processo que você utiliza e como ele se inicia? Você desenvolve uma ideia com potencial para o Edguy mesmo dentro de uma sessão de composições para o Avantasia?
Obviamente, há uma grande vantagem em ter um estúdio em casa. Eu posso começar a trabalhar logo que uma ideia surge. Às vezes, eu toco algo no piano e gravo, sem qualquer conceito. Eu tenho imagens na minha cabeça, e consigo pensar em uma voz para seguir e começo a desenvolvê-la passo a passo. Geralmente eu tenho a música pronta antes de finalizar as letras. Quando estou compondo, se estou trabalhando com o Avantasia, é o Avantasia e a concentração total é com ele.
O Avantasia está se preparando para viajar o mundo em uma nova turnê. O que podemos esperar dela?
Nós tocaremos um longo show e sem banda de apoio. Será definitivamente uma noite do Avantasia! Tocaremos algumas músicas do “Moonglow”, obviamente, mas também muito do material mais antigo e clássico do Avantasia. Teremos diversos músicos convidados e viajaremos com um palco enorme. Será um palco em que os fãs poderão mergulhar e esquecer do mundo do lado de fora.
O Avantasia e, especialmente você, também ficaram famosos por dar um novo par de asas a Michael Kiske que, neste momento, está voando mais alto do que nunca. Primeiramente: obrigado! Em segundo, como você se sente quanto a isso?
Sim, foi mágico. Michael possui uma grande voz e presença de palco. Sou muito feliz por tê-lo em minha música. Também estou feliz pelo seu sucesso com a enorme turnê de reunião do Helloween. Infelizmente, ele não fará parte da nossa turnê, pois necessita de um descanso após excursionar por 2 anos com eles.
Falando um pouco sobre um dos seus convidados, Eric Martin. Eu recentemente o entrevistei e fiz uma pergunta sobre você. Ele disse: “Tobias Sammet é o Napoleão do Power Metal… ele é um grande mestre e um grande líder, além de possuir um senso de humor fantástico”. Isso é algo bem satisfatório, não é? Digo, além do reconhecimento, poder trabalhar com grandes nomes e conseguir lidar com todas as situações profissionais que envolvem este tipo de trabalho. Contratos, egos, agendas, etc. É difícil?
Obrigado. É engraçado ouvir isso. Não há problema nenhum, nós todos somos grandes amigos e há muito respeito entre as pessoas para lidar com tudo ao redor. Sem qualquer problema mesmo, é tudo muito fácil.
Além de Bruce Dickinson, você já tentou contato com outras lendas como Paul Stanley, David Coverdale e Sammy Hagar para participarem do Avantasia?
Já entrei em contato com alguns, mas eles simplesmente não querem fazer… Eu tenho uma lista e quem sabe um dia algum deles esteja disposto. Nunca se sabe...
Neste momento enquanto nos falamos, uma pessoa está em seu carro dirigindo para o trabalho, ou na academia, ou dentro de um ônibus ouvindo a sua música. Como você se sente em poder fazer parte da vida de tantas pessoas ao redor do mundo? Qual o significado de um fã?
Os fãs são as pessoas mais importantes do mundo. Sem eles, nada teria acontecido com a minha música. Sou eternamente grato!
Tobias, agradeço enormemente por dedicar um tempo ao 80 Minutos e desejo-lhe sucesso com “Moonglow” e projetos futuros. Nós esperamos que você possa vir ao Brasil o mais rápido possível. Muito obrigado!
Muito obrigado mais uma vez pelo seu apoio. Não vejo a hora de vê-los no Brasil no início de Junho. OBRIGADO POR TUDO! (em português).
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster
Membro desde: 20/03/2017
"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de André Luiz Paiz
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar