Bem-vindo ao 80 Minutos

Nós amamos música e adoramos compartilhar nossas avaliações sobre os álbuns de nossas bandas favoritas.

...

Entrevista - Ted Leonard

Relacionado com: Enchant, Spock's Beard, Thought Chamber, Transatlantic
Data da Entrevista: 11/06/2019
Autor: André Luiz Paiz

Acessos: 189

Compartilhar:

Facebook Twitter

Ted Leonard é um curinga precioso dentro do rock progressivo. Músico de diversas facetas, é um dos responsáveis pela ótima e nova fase do Spock's Beard, além de também ter participado de diversos grupos interessantes como: Transatlantic, Enchant e Thought Chamber. Cada vez mais entrosado com os músicos da sua atual banda, Ted está promovendo o seu mais novo projeto: Pattern-Seeking Animais, algo como um spin off do Spock's Beard, que conta também com John Boegehold, Dave Meros e Jimmy Keegan, também colaboradores/membros do grupo.

O álbum homônimo está a caminho e revela um lado mais acessível do rock progressivo, além das evidentes influências de cada um dos participantes.

Confira a nossa entrevista com Ted, exclusivamente para o 80 Minutos.

Adquira a sua cópia de Pattern-Seeking Animals clicando aqui.

1. Olá Ted! Obrigado por falar com o 80 Minutos

Olá a todos! Eu gostaria que vivêssemos mais perto para que fosse possível visitar o seu lindo país com mais frequência.

2. Então, vocês recentemente anunciaram que um novo grupo de membros do Spock's Beard chamado Pattern-Seeking Animals foi criado. Como isso aconteceu?

Isso realmente começou como um projeto de estimação para John Boegehold, nosso compositor principal. Não era para ser um "spin off" do Spock's. Ele apenas escolheu três de nós como seus músicos preferidos para gravação destas músicas. Eu acho que a ideia para transformá-lo em banda veio depois.

3. A banda está lançando um álbum homônimo de estreia. Na sua opinião, o que podemos esperar dele?

Grandes passagens melódicas e momentos de bastante inspiração. Comparado com o conceito "prog", eu diria que é um pouco menos "Ei! Veja o que eu posso fazer”. Então, é mais direcionado para o sentimento em relação à música.

4. Spock's Beard possui um colaborador de longa data no processo de composição. E ele também está com vocês nesse novo projeto. Você poderia nos contar um pouco sobre a contribuição de John Boegehold para o Spock's Beard e agora Pattern-Seeking Animals?

John está aí desde antes do Spock's Beard surgir. Ele e Dave faziam parte de uma banda. Quando Neal saiu do Spock's, acho que a inclusão dele foi imediata, porque ele é simplesmente uma fonte ilimitada de ótimas idéias musicais. Além do próprio Neal, eu pessoalmente não conheço ninguém mais prolífico como escritor do que John.

5. Como surgiu o nome Pattern-Seeking Animals?

É basicamente uma descrição do ser humano. O que nos separa dos animais é nossa tendência (ou necessidade) de dar sentido ao nosso entorno. É também uma  parte da música "Bulletproof" do último álbum do Spock que, quando foi escrita, John adicionou à sua longa lista de nomes de bandas/álbuns.

6. Falando sobre as duas primeiras músicas divulgadas: "No One Ever Died and Made Me King" e "No Burden Left To Carry", minha primeira impressão foi que vocês estão trazendo um lado menos sinfônico e também menos complexo do Spock's Beard, fazendo com que a essência do grupo ainda seja mantida, porém com faixas mais acessíveis. Essa é também a sua opinião?

Essa é provavelmente uma avaliação correta. Fiquei um pouco surpreso quando a gravadora quis lançar a "No One Ever Died and Made Me King" como o 2º single, porque foi uma estratégia interessante. Eu amo essa música, mas os fãs precisam considerar o fato de ser a menos progressiva do álbum.

7. Vocês estão planejando fazer alguns shows para promover o álbum de estreia do Pattern-Seeking Animals?

Estamos esperando para ver como serão as coisas. Tivemos ofertas e nós definitivamente queremos sair por aí para tocar. Neste momento, estamos mais focados em preparar o segundo álbum.

8. Ted, falando um pouco sobre o Spock's Beard, eu realmente gostei de "Noise Floor". Você ainda se orgulha dele?

Eu, pessoalmente, achei que ficou ótimo. Mas acho que, entre os membros da banda, eu estou meio sozinho nisso...

9. Minha opinião é que, desde que você se juntou ao grupo, a banda voltou a crescer. Você concorda?

Eu não sei... Para mim, é quase como se fossem três bandas diferentes, sendo que todas elas tinham/têm suas qualidades.

10. É impossível eu não falar sobre o vídeo de "To Breathe Another Day", que acabou ficando bem engraçado. De onde surgiu essa ideia?

A gravadora pediu algum conteúdo em vídeo e nos mostrou um exemplo, em que uma banda se filmava em estúdio gravando uma música. Isso seria legal, mas o conteúdo já havia sido gravado, então eles queriam que basicamente fingíssemos durante a gravação. Eu me senti meio bobo em quanto a isso, então eu decidi abordar esse sentimento, digamos, de uma maneira não tão séria.

11. Ted, você tem alguma novidade sobre suas outras bandas? Será que vamos ver/ouvir mais de Thought Chamber e Enchant em um futuro próximo?

Ambas as bandas estão seguindo em frente. Eu não estarei muito envolvido no novo álbum do Thought Chamber. Infelizmente, estou com pouco tempo e muitas coisas para cuidar.

12. Eu comprei o Blu-Ray "Snow Live" do Spock's Beard, que considero um material notável. Muito, muito especial para os fãs. Como você se sente sobre essa reconexão do Spock's Beard com o Neal Morse e o passado da banda?

Aquilo foi fantástico. Eu acho que foi tão especial para cada um dos membros da banda passado/presente como foi para os fãs. Obviamente, eu ainda tenho laços com Neal e acho que todos somos uma grande família.

13. O conceito do 80 Minutos é permitir aos usuários classificar e relatar sua experiência durante os 80 minutos de duração de um disco. Há alguma banda ou álbum que você tenha ouvido recentemente e que vale a recomendação?

Qualquer álbum do grupo Cell15. Eu começaria com o álbum "Chapter One". Não foi o que eu fiz, mas a primeira vez que ouvi esse álbum, eu simplesmente ouvi por completo, de maneira ininterrupta, e depois ouvi novamente. Passagens brilhantes!

14. Ted, agradecemos imensamente a sua atenção e desejamos o seu sucesso com “Pattern-Seeking Animals”, e projetos futuros. Esperamos que você possa vir ao Brasil com seu novo grupo e com o Spock's Beard assim que puder. Este último espaço é seu.  Muito obrigado!

Obrigado mais uma vez e adoraríamos qualquer desculpa para visitar o Brasil!


Quer Mais?

Veja as nossas recomendações:

Clive Nolan

Relacionado com: Arena, Clive Nolan, Pendragon, Shadowland
Data da Entrevista: 20/04/2018

Cadastro por: André Luiz Paiz
Em: 07/05/2018

Timo Tolkki

Relacionado com: Allen/Lande, Chaos Magic, Revolution Renaissance, Symfonia, Timo Tolkki, Timo Tolkki's Avalon
Data da Entrevista: 22/05/2019

Cadastro por: André Luiz Paiz
Em: 29/05/2019

Shammash

Relacionado com: Mythological Cold Towers
Data da Entrevista: 09/04/2018

Cadastro por: Tarcisio Lucas
Em: 20/06/2018

Clayson Gomes

Relacionado com: 80 Rock
Data da Entrevista: 28/05/2019

Cadastro por: Vitor Sobreira
Em: 30/05/2019

John Mitchell

Relacionado com: Arena, Frost*, It Bites, Kino, Lonely Robot, The Urbane
Data da Entrevista: 04/04/2019

Cadastro por: André Luiz Paiz
Em: 11/04/2019

Arno Menses e Markus Steffen

Relacionado com: Sieges Even, Subsignal
Data da Entrevista: 23/04/2018

Cadastro por: André Luiz Paiz
Em: 03/05/2018