Ajuda (F.A.Q.)

Tire as suas dúvidas sobre o site do 80 Minutos e como interagir com ele



Como entrar em contato?

Para entrar em contato conosco, acesse o formulário disponível no botão abaixo:

Formulário de Contato


Como faço para participar do 80 Minutos?

Você pode interagir com o site do 80 Minutos de diversas maneiras. A primeira dela é cadastrando-se, pois isso permitirá que você possa dar notas para seus álbuns, livros e filmes favoritos. Caso você goste de escrever, você poderá resenhar estes objetos, cadastrar novos, criar artigos, etc.


Quais os termos de uso do site?

Veja os nossos termos de uso clicando no botão abaixo:

Termos de Uso

Ao se cadastrar no site do 80 Minutos, você automaticamente estará concordando com estes termos.


O que é o 80 minutos?

O 80 Minutos surgiu na intenção de propagar conhecimento sobre bandas e álbuns, compartilhar informações, sugerir, avaliar e divulgar opiniões sobre seus artistas favoritos. Tudo exclusivamente relacionado ao mundo musical.

Você poderá utilizar gratuitamente este espaço para avaliar os seus álbuns, livros e filmes favoritos, publicar resenhas, entrevistas e matérias relacionadas ao mundo musical.


Como faço para me cadastrar?

Essa é fácil: basta utilizar o link "ENTRAR", disponível no menu.


Como faço para cadastrar novos objetos como artistas, livros, filmes e álbuns?

O processo é similar. Você acessará o painel interativo através do menu Interagir. Lá, facilmente localizará as várias opções de cadastro.

Os objetos do site pedem geralmente um nome e informações específicas do objeto em questão. Ex: ISBN para livro, diretor para filme, estilos para o artista (rock, pop, soul), tipo de álbum (estúdio, ao vivo, etc.), além de uma foto.


Como faço para editar objetos já existentes?

Caso você encontre um erro em um objeto como artista, livro, filme ou álbum, na página deste objeto em questão você encontrará a opção de enviar uma sugestão de correção. Lembre-se que você precisa estar autenticado para visualizar esta função.


O que são artistas similares e artistas relacionados?

Artistas similares são indicações de bandas e artistas que possuem o mesmo estilo. Ex: Helloween é similar ao Gamma Ray e Capital Inicial é similar ao Legião Urbana.

Artistas que se relacionam não são necessariamente similares. Ex: Renato Russo possui uma carreira solo e está relacionado ao Legião Urbana. Outro exemplo seria o Peter Gabriel relacionado ao Genesis.


Como funciona a definição de estilos/gêneros para artistas?

Artistas podem possuir mais de um gênero. Por exemplo: Rock e Hard Rock, Dance Music e Pop, etc.


Como faço para identificar se um objeto (artista, álbum, livro, filme/série) já está cadastrado?

O menu possui uma função de busca para localização destes objetos.


Como faço para cadastrar um novo estilo/gênero?

Ao cadastrar um novo artista, você informará os gêneros/estilos musicais que se associam a ele. Caso não exista no site, nós cadastraremos para você.


O que é um usuário colaborador e como faço para me tornar um?

Sua participação irá automaticamente promovê-lo. Colaboradores possuem alto nível de interação com o site, o que aumenta nossa confiabilidade.

Usuários possuem poucos cadastros ou são aqueles que não escrevem e gostam apenas de avaliar álbuns com notas.

Ao atingir o número de 10 resenhas publicadas, você será promovido a Colaborador.

Ao atingir o número de 100 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Especial.

Ao atingir o número de 200 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Sênior.

Ao atingir o número de 350 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Master.

Ao atingir o número de 500 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Especialista.

Ao atingir o número de 800 resenhas publicadas, você se tornará Colaborador Top Notch.

Como o foco principal do site é avaliação através de resenhas, se você não produz textos, mas participa cadastrando álbuns, matérias e artistas, você será promovido a colaborador após o décimo cadastro.

Toda pessoa que visualizar o seu perfil saberá qual o seu nível de usuário, o que aumenta a sua credibilidade como autor.


Fiz o cadastro de um objeto (artista, álbum, livro, filme/série), porém ele não está disponível. Por quê?

Todas as publicações do site do 80 Minutos são previamente moderadas/avaliadas. Assim, é possível garantir que nenhum conteúdo indesejado seja disponibilizado e venha causar algum desconforto aos usuários bem intencionados. Após a sua postagem, basta aguardar que logo ela será tratada por nós.


Como faço para falar com o Webmaster para reportar um erro ou sugerir algo?

Disponibilizamos informações de contato no menu "Interagir". Estamos à disposição para ouví-los, desde que sejam cordiais e compreensivos.


Como faço para trocar minha senha?

Caso você tenha esquecido a sua senha, é possível acessar o link de solicitação ao tentar fazer login no site.

Caso você queira apenas trocar sua senha por uma nova, autentique-se e acesse a sua página ao clicar na sua foto exibida no painel do canto superior direito. Lá você poderá alterar os seus dados cadastrais.


Como funcionam as resenhas e votações?

Cadastrar uma resenha significar relatar a experiência e as impressões que você teve em quanto estava acompanhando um álbum em questão. Resenhas ajudam usuários a localizar novos artistas, a ler mais sobre música e descobrir se concorda ou não com aquela avaliação. Caso sua opinião seja diferente de uma resenha que tenha lido, escreva a sua também e dê a sua opinião.

O único requisito para criar uma resenha é que você goste de escrever e seja bom com as palavras, para que ela se torne um atrativo para os usuários do site. Você não tem obrigação de ser imparcial, já que o nosso site é um espaço totalmente democrático e aberto para que todos possam resenhar e opinar.

Avaliações/votações são como uma resenha rápida. Alguns usuários preferem localizar álbuns através de notas (scores). Ou seja, os álbuns mais bem avaliados com certeza chamarão mais atenção. Para votar, localize o seu artista favorito através da busca, acesse sua discografia e começe a interagir. O mesmo serve para livros e filmes, que você poderá localizar através da busca.


Existe algum padrão para cadastro de objetos (álbuns, livros, filmes e artistas)?

Não existe, porém temos algumas sugestões:

Para cadastrar um artista, coloque uma breve descrição de sua trajetória e as informações que achar pertinente, além do país de origem e uma foto de capa.

Para cadastro de um álbum, sugerimos a foto da capa, o ano de lançamento, o tipo (ao vivo, álbum de estúdio, EP, etc.) e a descrição contendo informações básicas sobre o álbum, tracklist e os músicos participantes.

Livros e filmes também seguem o mesmo conceito, sendo que os filmes permitem que você cadastre o nome original e em português, e os livros podem existir em vários idiomas, para que você possa avaliar exatamente a versão que leu.


Qual o significado de cada nota?

Desastroso (0,5)
Péssimo (1,0)
Muito Ruim (1,5)
Ruim (2,0)
Mediano (2,5)
Bom (3,0)
Muito Bom (3,5)
Ótimo (4,0)
Excelente (4,5)
Espetacular/Clássico (5,0)

Um álbum, livro ou filme sempre exibirá o seu voto (caso exista), a média dos votos recebidos e o número de votos recebidos.


Quais as resoluções recomendadas para as imagens do site?

Esta é uma ótima pergunta. Ao fazer upload de imagens dentro da resolução recomendada, você está garantindo a melhor experiência visual para os usuários do site, sem que haja distorções nas fotos. Nossas recomendações são:

- Avatar (foto do seu perfil): 300x300

- Foto de capa da página de um artista: 726x484

- Foto de capa de uma matéria ou entrevista: 726x484

- Foto de capa de álbuns: 500x500

- Foto de capa de livros: 500x703

- Foto de capa de filmes: 500x703

- Foto de capa de DVD/Blu-Ray: 500x703

Lembrando que é sempre melhor sobrar do que faltar, para que a imagem não perca qualidade ao ser redimensionada. O importante é considerar a proporção de altura e largura. Mas também não pode exagerar, senão o site irá restringir seu upload.

Sempre que fizer um upload de imagem, será feita avaliação do arquivo. Se atender os requisitos, uma prévia será exibida. Mesmo que a prévia não fique da maneira que você gostaria, provavelmente ficará bem melhor ao ser exibida no site.


Posso excluir um cadastro de álbum, livro, filme, artista, matéria, entrevista, estilo ou resenha?

Infelizmente não. Caso seja extremamente necessário, entre em contato conosco. Mas, de acordo com os termos do site, as suas contribuições são gratuitamente cedidas para uso do site e nós poderemos opinar sobre esta solicitação.


Posso corrigir uma nota atribuída a um álbum, filme ou livro?

Sim, basta realizar o processo de votação novamente


Posso disponibilizar links para downloads de álbuns?

Não. Este site é contra qualquer tipo de pirataria e esta prática não é compatível com as nossas intenções, que são as de promover e divulgar o trabalho de nossos artistas favoritos.


Como divulgar minha resenha, matéria ou entrevista?

Nossa sugestão é a seguinte: Comece curtindo a página do 80 Minutos no Facebook (facebook.com/80Minutos). Em seguida, crie suas publicações e compartilhe em seu mural, aumentando a visibilidade. Se estiver empolgado, você pode também marcar o artista referente e a página do 80 Minutos (@80minutos).


Como faço para contribuir com os custos de hospedagem do site?

Localize o atalho do PayPal no rodapé. Desde já, agradecemos.


Estou tentando compartilhar minha publicação, porém a foto do álbum não aparece corretamente no Facebook. Por quê?

Este é um problema comum de quando a imagem selecionada como capa do álbum não é reconhecida pelo Facebook como adequada. Geralmente ocorre por ser de resolução muito baixa.

A sugestão neste caso é editar o álbum em questão e carregar uma nova capa, com melhor resolução. Depois disso, é necessário aguardar o Facebook atualizar seu cache ou forçar esta operação através do link: https://developers.facebook.com/tools/debug/ - Lá é possível colar o link para a publicação e forçar a atualização deste cache.


Por quê não vejo o gráfico na página de alguns artistas?

Os gráficos possuem algumas particularidades para que sua visualização seja sensata e efetiva. Assim, somente artistas que tenham lançado mais de 1 álbum de estúdio terão gráficos gerados.
Para garantir uma boa experiência a todos dispositivos, os gráficos também possuem limite de 50 registros, fazendo com que alguns poucos artistas com longa discografia também sejam afetados.


A página do 80 Minutos não está carregando corretamente em meu dispositivo. O que pode estar acontecendo?

A página do 80 Minutos foi desenvolvida com Bootstrap na versão 4, em que somente os navegadores em suas versões mais atuais possuem os recursos necessários para uma melhor experiência. Caso tenha algum problema e queira nos contatar, fique à vontade para utilizar o formulário de contato.


Por quê não encontro o álbum, livro ou filme que votei nas estatísticas?

Apenas objetos com dois ou mais votos entram para as estatísticas.


Como faço para visualizar os últimos álbuns, livros, filmes e artistas cadastrados?

Comece pelo menu "Categorias". Lá, você terá opções para cada um destes itens.


É possível buscar artistas pela letra inicial ou por gênero/estilo?

Sim, através da busca e também acessando "Categorias" -> "Artistas".


Como funcionam os rascunhos e publicações?

Todas as publicações podem ser salvas como rascunho para que você finalize e publique quando desejar. Elas só irão para nossa avaliação após publicá-las.

O Painel Interativo exibirá um status destas publicações e lhe informará quando a sua ação é necessária.


Como funciona o registro de entrevistas?

Caso você tenha entrevistado uma figura relevante do mundo musical, cadastre como entrevista no Painel Interativo e preencha os campos solicitados. A entrevista pode ser em texto ou vídeo.

Não se preocupe com a formatação, nós cuidaremos disso.


Como funciona o cadastro de resenhas?

Crie seu texto, avalie os erros de português e deixe-o atraente para que as pessoas possam se interessar.


Como funciona o registro de matérias?

Usuários do site podem criar artigos relacionado ao mundo musical. Artigos não deverão ser Entrevistas ou Resenhas, são os casos em que um colaborador queira falar de uma ou mais figuras da música, de um estilo musical, fazer listas de melhores álbuns, etc.

Assessorias de imprensa podem utilizar gratuitamente a área de matérias para criar Press Releases (divulgações) e Eventos.

Não se preocupe com a formatação, nós cuidaremos disso.


O que é a opção "Desejo receber e-mails do site" em meu cadastro?

Nossa intenção é lhe manter informado de tudo o que acontece com o conteúdo que você produz. As notificações trarão informações sobre a aprovação dos cadastros feitos no site (álbuns, resenhas, entrevistas, estilos/gêneros e artistas), notificação de comentários em suas resenhas, matérias e entrevistas, além de informações gerais. Nós jamais enviaremos SPAMS ou solicitaremos dados pessoais por e-mail.


Posso colocar links do YouTube em minha resenha, entrevista ou matéria?

Sim, basta colar o link no corpo do texto. O mesmo para imagens adicionais além da foto de capa.

IMPORTANTE: Não publique vídeos que não são oficiais e autorizados pelo artista, pois eles não serão aprovados para evitar problemas com direitos autorais.


Não quero me cadastrar, posso usar a minha conta Google ou do Facebook?

Sim, através do menu "Entrar". Mas lembre-se que seus dados virão destes locais (nome, email, etc.).


Já sou um usuário cadastrado, porém quero migrar para a autenticação Google ou Facebook. Como faço?

Entre em contato conosco que migraremos suas contribuições para a nova conta.


Não estou conseguindo logar com a minha conta Google ou Facebook. O que pode estar acontecendo?

Provavelmente a sua conta está bloqueada por não respeitar as políticas do site. Verifique se você recebeu um e-mail contendo esta informação.

Se você não desrespeitou nenhuma das nossas regras e acredita ter sido bloqueado erroneamente, entre em contato conosco.


Como faço para cadastrar um álbum colaborativo entre dois ou mais artistas?

É bem simples. Se você estiver cadastrando um álbum que foi lançado por Gilberto Gil e Gal Costa, você pode informar isso durante o cadastro.

Não sabe definir quem é o artista principal? Também é simples: escolha um deles que validaremos em seguida.

IMPORTANTE: Projetos colaborativos lançados por gravadoras não se encaixam nesta categoria, como: álbuns tributos, shows beneficentes, etc. Para isto, você deve cadastrar o álbum sem escolher um artista.


Como faço para importar álbuns do site Discogs?

Este processo agiliza bastante o cadastro de uma discografia. Esta opção está disponível na página do artista, caso você seja um usuário de nível colaborador especial ou maior.


Qual a diferença entre o cadastro de um DVD/Blu-Ray para um artista, de um DVD/Blu-ray de vários artistas e um filme?

O vídeo de um artista é aquele que faz parte de sua discografia, seja um documentário ou show.

O vídeo cadastrado sem artista em específico é geralmente um show com participação de várias bandas, sem um artista como principal. Ex: Live Aid.

Um filme é relacionado ao cinema, que pode ou não estar relacionado a algum artista. No site do 80 Minutos só são aceitos filmes com temas relacionados à música.


Os comentários ficam armazenados dentro do site?

Sim, agora os comentários não são mais vinculados ao Facebook. Nós temos total direito sobre eles e podemos ocultá-los caso consideremos uma postagem desnecessária ou ofensiva.


Não encontrou o que procura? Use o formulário de contato e fale conosco.



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.