Resenha

86 Histórias Sobre Discos Brasileiros - 43 Amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais

Livro de Fellipe CDC

2021

Por: Mário Pescada

Colaborador

13/02/2022



Underground: livro eterniza em 43 relatos discos nacionais que marcaram a cena nacional

Quem vivenciou o cenário musical das décadas de 80/90 provavelmente teve algum tipo de contato com os fanzines, aqueles impressos xerocados, cheios de desenhos, resenhas de discos, divulgação de bandas, shows, discussões variadas, etc. que traziam informações ao público underground do que estava rolando aqui e na gringa - estamos falando de uma época antes da internet dominar tudo.

Fazer um fanzine dava muito trabalho e gastava umas boas horas, já que, em geral, os recursos eram poucos e feitos de forma individual, coisa de quem gostava e acreditava mesmo naquilo. Depois de tudo pronto, ainda era preciso distribuir aos amigos de mão em mão, deixar nas lojas de discos, na porta dos shows ou enviar pelos Correios levando a informação a todos os cantos. E o ciclo recomeçava: recebia-se outros fanzines, fitas K7, LP´s, material de bandas, enfim, um sistema informal que mantinha a cena ativa e viva.

Feito de forma similar a um fanzine, o livro “86 Histórias Sobre Discos Brasileiros - 43 Amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais”, é simples, direto e cheio de paixão. Construído a muitas mãos, coube a Fellipe CDC (fanzineiro, bibliotecário, músico, apresentador dos programas on line Zine-se e Cult 22) a missão de organizar todo material, animado pelos desenhos de Maurício Júnior que deram um toque bem legal ao material.

A ideia do livro foi de colher o testemunho de importantes pessoas do underground nacional (músicos, apresentadores, fanzineiros, produtores, radialistas, etc.) sobre dois discos nacionais que de alguma forma marcaram suas vidas - inclusive, muitos desses fizeram com que algumas dessas pessoas mudassem o rumo das suas vidas depois do primeiro contato. Missão difícil, já que, não bastasse o fato de poder escolher apenas dois discos, ainda tinha uma condicionante cruel: uma mesma banda poderia ser escolhida mais de uma vez, porém, cada disco só poderia ser citado uma única vez! Imagina a dificuldade de você ter de selecionar só dois discos e ainda vendo as opções se acabando...

Não por acaso, a maioria dos participantes escolheu seus dois discos favoritos da época da sua adolescência, período em que a maioria teve seus primeiros contatos com o rock - me incluo nessa. Os relatos das trocas de discos, de chamar e ser chamado pelos amigos para ouvir as novidades em casa, da sofrida tarefa de ter que escolher só um disco para levar para casa, de fazer e receber fitas K7 dos LP´s gravados, etc. me trouxeram boas e saudosas lembranças.

Falando ainda dos participantes, há nomes como Charlie Curcio (escritor, STOMACHAL CORROSION), Clodoaldo Mendigo (ROT), Denfire (músico, Editora Denfire), Juninho Sangiorgio (RATOS DE PORÃO), Ludmila Guadad (organizadora de festivais, ESTAMIRA), Luiz Carlos (VULCANO), Manu Joker (UGANGA, ex-SARCÓFAGO, apresentador), Nata Nachthexen (MANGER CADAVRE?), Túlio Dourado (DFC) e muitos outros que a anos vem contribuindo ativamente para o cenário nacional. A parte final do livro, com suas respectivas fotos segurando cheios de orgulho suas respectivas escolhas (muitas raridades hoje), ficou muito legal.

Pela diversidade dos perfis dos entrevistados, o livro cobriu estilos como heavy/speed, thrash, death, black metal, punk, hardcore, grind, etc. de bandas conhecidas como DORSAL ATLÂNTICA, SEPULTURA, VIPER, CHACKAL, SARCÓFAGO, RATOS DE PORÃO, MYSTIFIER, KORZUS, CÓLERA, GENOCÍDIO, MX, TAURUS, etc. até nomes menos conhecidos do público, mas não menos importantes para o nosso underground, como ROT, ATACK EPILÉPTICO, KARNE KRUA, MYTHOLOGICAL COLD TOWERS, STRESS, NEPHASTUS, MEDICINE DEATH, ABUSO SONORO, CENTÚRIAS, etc. Ao fim, foram citados mais de 50 grupos diferentes cujos discos foram lançados por batalhadoras gravadoras, como a mineira Cogumelo Records (disparada a mais citada), Die Hard Discos, Punk Rock Discos, além, claro, de alguns lançamentos feitos de forma independente. 

Há uma certeira frase no livro escrita por Roseane Galvão que diz: “Preservar memórias é também iludir o tempo”. Talvez não tenha sido esse o objetivo principal do livro, mas acabou sendo ao fim, seu maior mérito: eternizar e relembrar tantas bandas e discos nacionais que formaram a nossa cena underground.

O livro pode ser adquirido diretamente com o organizador Fellipe CDC através do e-mail fellipecdc@gmail.com, pelo telefone (61) 98337-3463 e também em sites/lojas especializadas.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Mário Pescada

Nível: Colaborador

Membro desde: 12/03/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    EntrevistaCláudio David

    20/10/2020

  • Image

    EntrevistaToby Jepson

    12/06/2018

  • Image

    ResenhaCrossplane - Class Of Hellhound High (2013)

    08/06/2021

  • Image

    ResenhaRuYYn - RuYYn (2021)

    12/07/2021

  • Image

    ResenhaMotorhead - What's Words Worth? (1983)

    24/03/2018

  • Image

    ResenhaBong Brigade - O Mundo É Um Lugar Melhor Sem Você (2021)

    14/02/2022

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath: The Thrill of It All

    03/08/2021

  • Image

    ResenhaPesta - Faith Bathed In Blood (2019)

    05/05/2019

  • Image

    ResenhaRot - Organic (2021)

    13/06/2022

  • Image

    ResenhaPrecious Metal: Uma Antologia do Hall da Fama da Revista Decibel vol. I

    23/02/2021

Visitar a página completa de Mário Pescada



Sobre o livro

86 Histórias Sobre Discos Brasileiros - 43 Amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais

Ano: 2021

Autor: Fellipe CDC

Avaliação geral: 4,5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse livro? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de 86 Histórias Sobre Discos Brasileiros - 43 Amantes da música underground discorrem sobre dois discos de bandas nacionais



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.