Resenha

Black Sabbath: The Thrill of It All

Livro de David Tangye, Graham Wright

2021

Por: Mário Pescada

Colaborador

03/08/2021



Escrito por ex-roadies, livro tem casos inusitados até saída Ozzy

"The Thrill Of It All" (2021), livro escrito por David Tangye e Graham Wright, hoje dois pacatos senhores, é a versão atualizada lançada por aqui pela Editora Denfire de "How Black Was Our Sabbath: An Unauthorised View From The Crew" (2005), inédito no Brasil. Além de membros da Sabbath Road Crew, eles acabaram se tornando amigos pessoais e confidentes dos músicos do BLACK SABBATH logo nos seus primórdios. Viveram, viram e ouviram dezenas de situações inusitadas, engraçadas, tensas. Após a separação da banda, David se tornou assistente pessoal de Ozzy, inclusive organizando audições para contratação de músicos para seus discos solo "Blizzard Of Ozz" (1980) e "Diary Of A Madman" (1981), enquanto Graham foi, de assistente de bateria de Bill Ward, para roadie e ajudante de UFO, TINA TURNER, ROLLING STONES e SCORPIONS.

O livro inicia cobrindo a vida dos quatro jovens suburbanos da então industrial e pouca atrativa Birmingham: Ozzy com seus empregos ruins, Bill Ward entregador de carvão, Geezer Butler que trabalhava em um departamento de contabilidade e Tony Iommi, que, como muitos já sabem, ganhava a vida na metalurgia, onde sofreria o acidente que causou a perda da ponta de alguns dedos da mão direita.

Algumas páginas depois, uma cobertura detalhada e muito bem-vinda pela árvore genealógica Sabbhática, desde o MYTHOLOGY com Iommi e Ward, o RARE BREED com Geezer nas seis cordas e Ozzy "Zig" nos vocais, o POLKA TULK BLUES BAND, que contou com dois guitarristas e um saxofonista, o embrião EARTH que enfim se torna o BLACK SABBATH, estreando sua imortal formação no longínquo 30 de agosto de 1969...

O enredo segue pelos lançamentos de cada disco, com foco no que acontecia com seus membros mais como pessoas do que músicos, o que nos faz conhecer melhor a personalidade de cada um: o piadista Ozzy; o cuidador da banda e equipe Bill Ward, o recluso e misterioso Geezer Butler e o estudioso e dedicado Tony Iommi.

David e Graham contam como a vida do grupo não foi só diversão, longe disso, tiveram que dar duro até atingir o sucesso: muitas e longas viagens exprimidos em uma van, shows mal pagos, competição com outras bandas que pipocavam na cena inglesa, a pressão por novos lançamentos (de 1970 a 1978 foram 8 discos!), tudo isso potencializado com cocaína e álcool em doses cavalares, saudades de casa e família, relacionamentos desmoronando, atritos cada vez maiores entre Ozzy e Iommi, etc. O SABBATH precisava parar para respirar, mas os compromissos eram tantos...

Os capítulos finais detalham muito bem o fim do grupo com a formação clássica. Em Los Angeles, a mansão Bel-Air Road - apelidada depois para Bel-End Road - foi alugada para as gravações de "Never Say Die!" (1978). As coisas até começaram bem, mas logo a distância entre Ozzy e os demais, sobretudo Iommi, se tornou grande demais: enquanto Ozzy se sentia menosprezado pelas suas ideias musicais, Iommi sentia da parte dele falta de compromisso e contribuição criativa. A demissão de Ozzy, revelada em minúcias, é de prender o fôlego.

O fim da era Ozzy, Ward, Buttler e Iommi é também o fim de uma época nunca mais atingida por nenhuma banda de metal. Foram oito discos marcantes, fundamentais ao heavy, thrash, death, black, doom, stoner metal, etc. Tudo que veio depois bebeu dessa fonte e tudo que virá sempre terá um traço de BLACK SABBATH no seu DNA. Ponto.

O livro é muito interessante, muito rico de detalhes e fatos. Senti só a falta da contribuição de um jornalista para dar mais liga na descrição de alguns casos, ajudando a descrever melhor - alguns, mesmo interessantes, foram descritos de uma forma muito direta, poderiam ter sido mais explorados.

"The Thrill Of It All" (2021) é em papel couchè 115g. Traz raríssimas fotos de flyers, da banda ao vivo nos seus primórdios, momentos de descontração com a equipe, nos bastidores, etc. Acompanha um pequeno adesivo e pôster 21 x 15 cm do então EARTH, já como quarteto em 15/03/69, uma raridade, com Bill Ward e Tony Iommi irreconhecíveis.

O livro pode ser adquiro pelo e-mail editoradenfire@gmail.com ou através do site da Editora Denfire.

Ficha:
- Título: Black Sabbath - The Thrill Of It All
- Autores: David Tangye e Graham Wright
- Ano: 2021
- Idioma: português
- Conteúdo: 192 páginas, tamanho: A5, papel: couchè 115g
- Editora: Denfire
- Site: editoradenfire.com/


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Mário Pescada

Nível: Colaborador

Membro desde: 12/03/2018

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMotorhead - What's Words Worth? (1983)

    24/03/2018

  • Image

    ResenhaManger Cadavre? - Decomposição (2021)

    20/04/2022

  • Image

    EntrevistaJoão Eduardo Faria Filho

    31/08/2020

  • Image

    ResenhaScorpions. Minha Vida em Uma das Maiores Bandas

    22/12/2019

  • Image

    ResenhaHellway Train - Lockdown Reborn (2021)

    06/04/2022

  • Image

    ResenhaMinistry - Moral Hygiene (2021)

    21/02/2022

  • Image

    EntrevistaMartin Popoff

    25/09/2019

  • Image

    ResenhaBong Brigade - O Mundo É Um Lugar Melhor Sem Você (2021)

    14/02/2022

  • Image

    ResenhaExumer - The Raging Tides (2016)

    07/03/2022

  • Image

    ResenhaLemmy: A biografia definitiva

    15/01/2020

Visitar a página completa de Mário Pescada



Sobre o livro

Black Sabbath: The Thrill of It All

Relacionado com: Black Sabbath

Ano: 2021

Autor: David Tangye, Graham Wright

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse livro? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Black Sabbath: The Thrill of It All



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.