Para os que respiram música assim como nós


Resenha: Freddie Mercury: A Biografia Definitiva (2013)

Autor(es): Lesley-Ann Jones

Relacionado com: Freddie MercuryQueen

Acessos: 163


Uma viagem interessante pela carreira de um dos maiores gênios da música

Autor: André Luiz Paiz

07/04/2020

Lesley-Ann Jones recebeu diversas críticas quando lançou este trabalho. Nele, a autora afirma ter convivido com Freddie Mercury e ter presenciado diversos momentos excêntricos da carreira do cantor do grupo Queen. Muitos questionaram a veracidade dos fatos, indagando o motivo da autora não ter sequer uma foto ao lado do cantor e também porque a biografia conta com muitos depoimentos de terceiros além da sua própria opinião. Polêmicas de lado, temos um livro de fácil leitura, fácil entendimento e que se traduz em uma bela aventura pela carreira de Freddie e, por consequência, do Queen.

O livro foi lançado em 2011 e possui 490 páginas, acompanhadas da tradicional sessão de fotos em seu meio. Jones começa lá na infância de Freddie em Zanzibar - Tanzânia - e mostra o início da formação de sua personalidade. Depois, acompanha o seu crescimento, sua transição para Londres, suas primeiras aventuras com artes, o  encontro com os futuros membros da banda e a bela amizade formada com Roger Taylor.
Após a criação da banda, transitamos para os altos e baixos do início de carreira, a explosão e também o declínio, com escândalos pessoais, conflitos e rivalidade entre os membros e, por fim, a triste doença que abreviou a vida e carreira do cantor.

Temos aqui um ótimo trabalho, que nos permite navegar pela imaginação e aventurar-se em bons momentos de leitura. Quem é mais curioso em relação ao final de carreira de Freddie e o enfrentamento da terrível doença, pode ficar um pouco decepcionado, pois o tema é pouco abordado. Pode ter sido uma opção da autora, mas hoje também sabemos que Freddie foi extremamente preservado em sua intimidade naquele momento, com baixíssima exposição à mídia.

Curioso em conhecer mais sobre Freddie Mercury e também sobre o Queen? Cá está uma boa opção.

Os textos publicados na página do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do autor


Compartilhe:

Comente: