Quella Vecchia Locanda

ITÁLIA

Rock Progressivo

Rock Progressivo

Cadastro por: Roberto Rillo Bíscaro

Última Alteração por: André Luiz Paiz



Descrição

Quella Vecchia Locanda foi um grupo italiano de rock progressivo em atividade entre 1970 e 1974.

O grupo musical romano se forma no início dos anos 1970 e tocou um rock progressivo com estilo sinfônico. Os componentes da banda inicialmente são cinco, todos com preparação musical clássica e grande amor pelos compositores barrocos, em particular, Vivaldi, Bach e Brahms. O nome fantasioso derivava do fato que no início a banda se reunia para realizar os seus ensaios em uma pensão abandonada. O primeiro período de atividade do grupo, do início de 1970 até a metade de 1972, é ocupado de uma intensa atividade ao vivo que recolhe um discreto sucesso. Em 1971, uma música é selecionada para a compilação de rock progressivo intitulada Progressive Voyage. Em torno do fim daquele ano, o grupo grava um concerto no Voom Voom de Roma, que será publicado em CD pela Mellow Records somente em 1993. A consagração do grupo chega em 1972 com sua exibição ao Festival Pop de Villa Pamphili. A banda depois é contratada pela pequena etiqueta discográfica Help!.

Em 1972, é publicado o homônimo álbum de estreia do grupo. O trabalho é conceitual contendo uma esplêndida capa, que apresenta uma linha musical melódica, com frequentes passagens sinfônicas, atmosferas de sonho, letras cujo tema é a fábula, além de algumas passagem em estilo hard rock. Frequentes são as influências de inspiração vivaldiana. Particularmente em evidência estão a flauta, com claras referências ao estilo do Jethro Tull, o violino elétrico tocado pelo virtuoso Donald Lax. Encorajados pelo bom sucesso do álbum, o grupo continua em atividade ao vivo participando também da Controcanzonissima , organizada pelo programa Ciao 2001, além de duas edições do Festival di Musica d'Avanguardia e di Nuove Tendenze. Nesse ínterim, ocorre uma mudança de formação, com a saída de Lax e do baixista Coletta, substituídos por Filice, ao violino, e Giorgi, ao baixo, o elenco se prepara para a realização do segundo e último LP Il tempo della gioia. O álbum não não tem o som pretendido do anterior, com diversas concessões ao estilo precioso. O som, porém, é menos inspirado no que tange ao precedente com exceção da ótima title track. Portanto, a aceitação do público e da crítica são inferiores. As dificuldades de encontrar um espaço no mercado, particularmente recheado de produtos musicais de igual teor, e a falta de sustentação da crítica levam o grupo à dissolução.


Discografia

Estatísticas dos Álbuns de Estúdio

Passe o mouse ou toque os pontos para informações sobre as avaliações de cada álbum de estúdio.

Álbuns

CD/LP/Álbum de Estúdio

Álbum Cover

Quella Vecchia Locanda

1972

Vote:

Mais opções:

Ver Mais

Álbum Cover

Il Tempo Della Gioia

1974

Vote:

Mais opções:

Ver Mais

CD/LP ao Vivo

Vote:

Mais opções:

Ver Mais


Não encontrou o álbum que procura? Contribua cadastrando-o através do menu "Interagir", lá em "Objetos do Site".



Publicações

Veja publicações relacionadas com Quella Vecchia Locanda:

  • 13
    jan, 2020

    ResenhaIl Tempo Della Gioia

    User Photo Roberto Rillo Bíscaro
  • 23
    nov, 2017

    ResenhaQuella Vecchia Locanda

    User Photo Roberto Rillo Bíscaro


Avaliações Mais Recentes

Veja as últimas notas dos usuários do site em álbuns deste artista

Clique ou toque sobre a capa e navegue, avalie, divirta-se

Il Tempo Della Gioia

1974

Roberto Rillo Bíscaro

Il Tempo Della Gioia

1974

Diego S. A.

Quella Vecchia Locanda

1972

Diego S. A.

Quella Vecchia Locanda

1972

Roberto Rillo Bíscaro


Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.