Bem-vindo ao 80 Minutos

Nós amamos música e adoramos compartilhar nossas avaliações sobre os álbuns de nossas bandas favoritas.

...

Automat

Eletrônico
País: Itália
Cadastrado por: Roberto Rillo Bíscaro
Última alteração por: André Luiz Paiz

Compartilhar:

Facebook Twitter

Acesso Rápido:

Editar ArtistaCadastrar Novo Álbum

Automat é a denominação de um grupo italiano de música eletrônica de temática espacial. O grupo se reuniu apenas uma vez para a produção de um álbum de mesmo nome, que tinha o intuito inicial de promover o sintetizador MCS70. Todas as faixas do álbum foram tocadas utilizando o instrumento. Embora o resultado final da obra não tenha agradado os compositores, esta pode ser considerada uma referência para os apreciadores da música eletrônica experimental, estilo que marcou a década de 1970.

Uma escolha original para um grupo italiano dos anos 1970, Automat foi um duo de Roma que compreendia dois tecladistas e um produtor, Mario Maggi, inserido na programação dos teclados. Maggi era o construtor do sinth MCS70 usado neste álbum, e os sons e a potencialidade do novo instrumento foram a base de inspiração deste trabalho.

Contemporaneamente ao Automat, Romano Musumarra tocava também em um grupo totalmente diferente, La Bottega dell'Arte, em atividade entre 1975 e 1984 com muitos singles de sucesso. O outro componente do duo, Claudio Gizzi, tinha por sua vez uma preparação clássica.

O álbum deles é de 1978 e é um exemplo muito raro de música eletrônica instrumental italiana, construído inteiramente em sons e rítmos sintéticos. Além de ser no mesmo estilo dos trabalhos contemporâneos de Kraftwerk e Jean Michel Jarre, cujo álbum Oxygene foi gravado no mesmo período e publicado poucos meses antes do grupo Automat.

O lado "A" é inteiramente ocupado pela longa suíte Automat, de Claudio Gizzi, enquanto a faixa "B" contêm três músicas mais breves de Musumarra. Uma delas, Droid, foi escolhida como sigla da TV Globo, e o disco foi lançado no Brasil.

Musumarra continuou a compor música para teclado nos anos 80, com trilhas sonoras, em particular na França, além de trabalhos como produtor. Por sua vez, Claudio Gizzi, aparece com uma música na veste de arranjador e diretor de orquestra no álbum My favorites tones, publicado em 1973 pela lendária etiqueta Picci, além de lançar vários discos sob a alcunha de "Jean-Pierre Posit", sendo que a faixa-título do disco "Magie D'Amour" teve enorme aceitação no Brasil, como trilha sonora da novela "Baila comigo", da Rede Globo, além de tornar-se fundo musical para orações e pregações, especialmente evangélicas

Discografia

CD/LP

Album Cover
Automat
1978
4.5  4,5
1 voto
Escolha uma nota:

Quer Mais?

Veja as nossas recomendações:

Album Cover

Kraftwerk - 3-D (Der Katalog) (2017)

Um catálogo irretocável
5
Por: Roberto Rillo Bíscaro
02/05/2019
Album Cover

Rick Wakeman - Criminal Record (1977)

Uma mistura muito bem dosada de tudo feito por Wakeman até então
4.5
Por: Tiago Meneses
24/03/2019
Album Cover

The Prodigy - No Tourists (2018)

O massacre da meiguice
4.5
Por: Roberto Rillo Bíscaro
01/01/2019