Quando Los Angeles tornou-se a capital mundial da música

Artigo

Artigo

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Especialista

25/05/2019



Nos anos 80, Lulu Santos cantava sobre o sonho de ir à Califórnia, viver a vida sobre as ondas e ser artista de cinema. O estado mais rico da federação norte-americana fascina desde a corrida do ouro, em meados do século XIX. Depois, ofuscou o mundo com as lantejoulas e diamantes de Hollywood. 

Em termos musicais, porém, quem comandava gostos era Londres e Nova York, pelo menos até a segunda metade dos anos 1960. Parcialmente inspirados pelos Beatles, um grupo de artistas mudaria esse cenário e transformaria LA no centro mundial da canção. Essa é a história contada pelo documentário inglês Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles (2007).

Ignorando os Beach Boys, o programa afirma que a partir do rock com pegada folk dos Byrds, a cidade passaria a ser viveiro de grandes artistas que primeiro tinham um tom mais politizado, mas com os desastres de 1969 – assassinato de Bob Kennedy, Sharon Tate e Martin Luther King – assumiram postura mais individualista e confessional, como Carole King, Joni Mitchell e James Taylor, mas sempre mantendo a acusticidade e a proximidade com as raízes folk, country e bluegrasss da cultura norte-americana.

Hotel California: LA from The Byrds to the Eagles adota o tom típico de relatos do gênero: conta a história em termos de gênese heroica e idealista, passando pela fase da aceitação e apogeu, desembocando na decadência e ruína. Esse último estágio é representado pelo country rock desavergonhadamente comercial e calculado para vender da banda Eagles, para a qual o disco de platina foi inventado, tamanhas as vendas de seus álbuns.  

Sem querer, o documentário revele a cruel dicotomia racial que cindia a sociedade norte-americana. Não vemos sequer um artista negro na retomada da Americana. Por mais importante que tenha sido esse movimento, era de classe-média caucasiana.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoA Invenção do Sambajazz

    20/06/2021

  • Image

    ResenhaMajor Harris - My Way (1975)

    26/05/2021

  • Image

    ResenhaPitanga em Pé de Amora - Pitanga em Pé de Amora (2011)

    27/01/2021

  • Image

    Resenha5 A Seco - Policromo (2014)

    02/02/2021

  • Image

    ResenhaUnifaun - Unifaun (2008)

    05/03/2021

  • Image

    ResenhaIndra Rios-Moore - Carry My Heart (2018)

    25/08/2020

  • Image

    ResenhaPato Fu - Música de Brinquedo 2 Ao Vivo (2019)

    09/06/2020

  • Image

    ResenhaThe Bird And The Bee - Interpreting The Masters Volume 2: A Tribute To Van Halen (2019)

    16/05/2020

  • Image

    ResenhaTanika Charles - The Gumption (2019)

    19/04/2020

  • Image

    ResenhaThamires Tannous - Canto-Correnteza (2019)

    03/02/2020

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.