Para os que respiram música assim como nós


Artigo

Black Metal: 10 grandes álbuns

Acessos: 81


Por: Fábio Arthur

16/03/2021

O Black Metal é uma vertente antiga, começou bem lá atrás com bandas como Venom, Celtic Frost, entre outras. O tempo passou e novas bandas chegaram e trouxeram algo diferenciado do que havia sido feito, isso em partes, e assim vieram jovens com cabeças abertas a todo tipo de comunicação com o estilo em questão. Maior problema foi que, esses mesmos jovens, acabaram trazendo uma fonte de maldição sobre si e a sociedade em sua volta. Brigas, assassinatos, cultos religiosos, danificação em propriedade privada entre outras coisas; a chamada de Segunda Fase do Black Metal levou-se a sério em muitos quesitos. 

Ainda assim, das duas fases temos alguns discos que soam perfeitos para aqueles tempos, e assim, a música, mesmo ríspida, antirreligiosa e dotada de tons soturnos, permaneceu sobre as gerações. 

Hoje o Black Metal obtém algumas nuances mais variadas, mas ainda assim as bandas levam seu som sobre as plateias e, apesar de ser um dos termos do Metal menos apreciado pelas massas, o estilo ainda é tido como grande dentro do cenário, até mesmo chegando em alguns casos ao mainstream.

Abaixo dez discos que foram uma fonte de som inspirada do estilo.

01) Venom - Black Metal de 1982 marca o segundo disco com o grupo e traz a fonte de ideias que seriam todas com estilo de denominado de Black Metal. O disco traz a fonte e um dos pilares do movimento. Mal produzido, mal tocado, e ainda assim relevante por ser algo novo em época. "Black Metal", "Sacrifice" e Counthess Bathory" são dignas de bons eventos sonoros.
02) Celtic Frost - Morbid Tales de 1984, soa como o Black Metal deveria ser, macabro, letras fortes e um som denso. Foi um dos discos mais aceitos em época. Trouxe um teor inovador e algo de relevância em sonoridade. Confira: "Visions of Mortality" e Retorne to the Eve".
03) Mercyful Fate - Melissa de 1983 marca o estilo meio gótico, Speed e Black da fórmula toda, vocais melódicos e um som mais elaborado e assim também trouxe o tema diabólico de fato nas letras. Confira: "Evil", "Into the Coven" e "Melissa".
04) Bathory - Bathory de 1984, banda de um homem ao comando, trouxe uma forte inspiração para outros grupos futuros, chega como um dos elementos favoritos do metal pesado e extremo. A sonoridade fraca de produção, não prejudica a audição da obra. Confira: "Hades" e "Necromansy".
05) Hellhammer - Apocalypitc Raids em 1984, também mudou a fonte musical de época e trouxe o som avançado de momento e fluiu por tempos como um grupo de alta relevância, mesmo sendo um disco mais simplista em sua desenvoltura musical. Confira: "Triumph of Death" e "Messiah" (versão de relançamento).
06) Mayhem - Deathcrush de 1987 da nova fase do Metal que ainda estava nascendo, aqui o grupo era ainda meio uma colaboração entre parceiros, mas já havia o embrião do Metal mais novo daquele tempo, e a ousadia era parte de todo o complemento do grupo. "Deathcrush" e "Necrolust" são os maiores destaques.
07) Marduk - Panzer Division Marduk em 1999, trouxe de vez a banda para o lado mais conhecido do Metal obscuro e aqui o grupo prática um estilo voraz, com letras sobre Segunda Guerra Mundial, inclusive o grupo anda enfrentando problemas com envolvimentos com materiais sobre Nacional Socialismo, mas enfim, tirando essa parte, a banda tem aqui um dos álbuns mais venerados sonoramente do Black Metal, puro. Confira: "Panzer Division Marduk" e "Baptism by Fire".
08) Immortal - Sons of Nothern Darkness, de 2002 marca o Black Metal soberano em técnica musical, letras de cunho mais aprimorado e produção perfeita. A evolução total em um trio ultra bem cogitado, um dos discos mais elaborados do estilo. Confira: "One by One", "Tyrants" e "Demonium".
09) Dimmu Borgir - In Sorti Diaboli, de 2007, traz o novo conceito mesmo sendo considerado por inúmeros como banda forçada e fora Black, a coisa acabou virando bem para eles, a obra em si, a produção e todo aparato acabou sendo ponto positivo isso aliado ao Metal moderno e antigo da vertente. Confira: "The Chosen Legacy" e "The Conspiracy Unfolds".
10) Sarcófago - INRI marca ano de 1987. No Brasil como referência de Metal Extremo, esse disco tem todos os níveis necessários para a força do padrão e foi inspiração para os jovens da Noruega do Black Metal. Disco bem conduzido, bem elaborado e traz obras perturbadoras, de fato. Caso leitor queria saber mais, minha resenha sobre ele está aqui no site. "Nightmare" e "Satanic Lust" são peças chaves do disco.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.