Para os que respiram música assim como nós


Artigo

Hard Rock: 10 álbuns impressionantes

Acessos: 130


Por: Fábio Arthur

10/03/2021

Outra vertente musical que traz uma gama enorme de sons, em épocas distintas e que foi evoluindo com o tempo. 

Vou citar apenas dez discos de várias épocas e mostrar o quanto o Hard Rock é relevante.

01) Aerosmith - Toys in the Attic de 1975, marca a banda como uma referência sonora, forte e de alto nível. Esse disco é um dos melhores do grupo e que conta com um apelo radiofônico sem soar vendido, e ainda tem ótimas estruturas musicais. "Walk this Way" e "Sweet Emotions" são sons de deixar o fã em polvorosa.
02) Van Halen - Van Halen de 1978, disco que mudou a forma de fazer rock pesado e trouxe outra perspectiva da guitarra, a banda entra com o Hard forte e mantém uma fórmula muito a frente do tempo, com empenho e uma sonoridade visceral. "Running with the Devil", Ain't Talk about Love", "Atômic Punk" e "On Fire" dignas de notas.
03) Def Leppard - Pyromania, marcando em 1983 com força de banda profissional e trazendo o grupo já para o som mais ampliado. A estrutura aqui trouxe a voz, para frente e mudou as melodias do grupo e acarretou em músicas de sucesso. "Foolin", "Rock of Ages", "Stagefright" e "Billie Got a Gun" são as referências.
04) Deep Purple - In Rock de 1970, o Hard do passado e muito pesado para sua época. A banda mostra um som cru e bem tocado e com evoluções bem climáticas e vocais poderosos. "Speed King", "Bloodsucker" e "Into the Fire".
05) Led Zeppelin - Led Zeppelin II de 1969, conta com o elementar som novo de época e traz a nuance bem Rocker e movimenta guitarra de forma bem inovadora em riffs e a fonte de estrutura bem coesa com padrão de peso e técnicas. "Whole Lotta Love" e "Heartbraker" são exemplos claros.
06) Twisted Sister - Stay Hungry de 1984, mostra um som mais sutil da banda e coloca o grupo como favorito de mídia. A banda flerta com Hard altamente visível, mas com peso. "I Wanna Rock", "Don't Let me Down" e "Stay Hungry" são ótimas faixas.
07) Scorpions - Blackout de 1982, disco que trouxe a banda junto com peso e começou a aumentar a fama da banda, mas entrou aqui com peças em forma de Hard também, já saindo do Heavy do passado. "You Give me All I Need", "Arizona" e "No one Like You" são músicas de conteúdo clássico em perfeitas simetrias.
08) Whitesnake - 1987, sim o disco que trouxe o grupo para o mercado dos EUA, e mostra como técnica aliada ao som de raiz, funcionam. "Still of the Nigth", "Bad Boys" e "Children of the Nigth" são obras intensas.
09) Quiet Riot - Metal Health de 1983, inovou o peso com Hard e trouxe o sucesso do grupo de vez e ampliou o som na época chamando atenção da mídia total. Quarteto de força maior, aqui a banda soa perfeita em tudo. "Slick Black Cadillac", "Run for Cover", Love is a Bitch" e Lets Get Crazy" se saem muito bem.
10) Nazareth - Hair of the Dog, de 1975 com forte vocal e melodia de guitarra a banda consegue manter se muito forte e entra para o Hall do Hard com honra. "Miss Misery", "Hair of the Dog" e "Guilty" soam máximas.
Enfim, são discos de fato que trouxeram algo de inovador e pesado a cada década ou época.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.