Mulheres na música

Artigo

Artigo

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

08/03/2021



Enfim, mais um Dia das Mulheres e que deveria ser todos os dias. Antes de entrar no conceito da matéria, vamos falar um pouco das dificuldades enfrentadas pelas mulheres ainda hoje, e que as mesmas mulheres no ramo da música já enfrentaram.

Hoje ainda existe o machismo, em todos os meios, estupros, violência e mais violência contra as mulheres por várias formas. As autoridades estão aí para tentar sanar isso tudo e hoje temos canais de denúncias e seus afins, embora seja uma luta eterna. É importante ressaltar que vários homens agem com falta de respeito com as mulheres, ficam iguais a babacas competindo e insinuando coisas maldosas sobre elas. 

Sabemos que existem homens que ofendem as mulheres dentro do Rock ou Metal e aqueles que vão a shows para humilhar quando as mulheres estão no palco. O mundo está lotado de palhacinhos, frouxos, sem moral e que não merecem estar aqui fora e sim trancados na cadeia.

Pois bem, a mulher é muito importante no mundo musical, sua fonte de poder dentro de vários seguimentos é altamente rico. Por exemplo, nós temos no passado Aretha Franklin, com sua poderosa voz, Elza Soares, Gal Costa, Maria Bethânia, Janis Joplin, Tina Turner, Whitney Houston, Madonna, Ella Fitzgerald, Dianna Ross, Mariah Carey, Bjork, Bonnie Tyler, Joan Jett, Kate Bush, Carly Simon, Elis Regina, entre outras tantas. Hoje em dia existem as cantoras do Rock pesado e Heavy, e isso veio se concretizando com passar dos anos. Uma das cantoras guturais mais influentes seria a Ângela Gossow ex-Arch Enemy, também temos Cristina Scabbia no grupo Lacuna Coil. No passado, ainda tivemos grupos mais leves e ótimos como por exemplo Mamas and the Papas, B'52, a artista multi Nina Hagen, a poderosa Enya e a vocalista do Withcraft Coven, além das R&B Girls, como Beyoncé. Das antigas, a ótima Etta James, e fluindo nesse barco musical mais moderno, as ótimas Pink e Alicia Keys. 

A obra dessas ladies soam perfeitas em harmonias, fonte de voz suprema e excelência em termos cânticos. Ainda faltam mulheres aqui, e como, lembrando de grupos como L7 e também Garbage, assim como algo inusitado como a banda Deee-Lite. E como esquecer de Amy Whinehouse - saudosa - e relembrando tempos mais antigos na década de 70, a famosa e perfeita Joan Baez, além da belíssima Joni Mitchell.

Todas grandes e marcantes estrelas femininas e todas com alto potencial musical e vocal. E guerreiras, simplesmente por serem mulheres e encararem o desafio de mostrar os seus talentos.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Moody Blues - A Question Of Balance (1970)

    08/01/2021

  • Image

    ResenhaJudas Priest - Stained Class (1978)

    01/09/2020

  • Image

    ArtigoBrave New World: Fazendo aniversário

    30/05/2021

  • Image

    ResenhaMercyful Fate - Don't Break The Oath (1984)

    01/09/2020

  • Image

    ResenhaCrosby, Stills, Nash & Young - Déjà Vu (1970)

    12/12/2019

  • Image

    ResenhaHerbie Hancock - Thrust (1974)

    11/07/2021

  • Image

    ArtigoVídeo: Bottom, cultura viva

    31/08/2020

  • Image

    ResenhaCeltic Frost - To Mega Therion (1985)

    02/04/2020

  • Image

    ArtigoVídeo: Scorpions, discografia comentada - parte 5

    21/10/2020

  • Image

    ResenhaSodom - Tapping the Vein (1992)

    06/07/2021

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.