Para os que respiram música assim como nós


Artigo

O proto - Metal

Acessos: 91


Por: Fábio Arthur

03/03/2021

Pode parecer incrível, mas de fato, o final dos anos sessenta trazia de braços abertos o som moderno em época, a molecada pirava na pegada de grupos como Deep Purple, Stooges e Led Zeppelin. Esse último, infalível, de alto padrão e que, no começo da carreira, chegou com pitadas de Blues, Rock and Roll, Hard pesadão - e não o farofa dos anos 80 e sim o clássico estampado por jovens talentosos músicos.

Tão grande seria a referência dos discos I e II do Zeppelin, que a banda acabou sendo taxada de Heavy, isso por fãs e críticos e até mesmo houve uma comparativa com o Sabbath em época. Obviamente o grupo não atendeu essa expectativa pesadona e rumou para o Rock de fato, mas sim, eles continuavam sendo pesados ao vivo, assim como o The Who, se distanciando do apenas Rock básico. 

Led teve sempre uma performance calcada na sua sintonia com Blues, Progressivo, e os Beats de ritmos variados com vocais extensos em altos tons, o que causou também o impacto Heavy Metal. Partindo de um princípio exato, somente quem não quer não percebe o Heavy e o Hard pesadão dos discos do Led, está na cara que a banda fez de propósito, e isso seria o lance para trazer a garotada para si. Com isso já estavam trilhando por aí o Folk, o Rock básico, o Soul com Rock, o Progressivo e o Psicodélico. Assim, o Led teria que, em 4 músicos seguro de si, seguir algo mais para frente e foi com Led I e II e futuramente Presence que eles fizeram isso.

Quase metal, Led I com "Commuication Breakdown" já era um indício. No segundo LP vieram com "Whole Lotta Love", "Heartbraker", "Moby Rick", "Living Loving Maid" e o bluesy pesadão "Bring It on Home", com sua letra bem adepta ao ocultismo, outro fato pertinente ao Metal.

Em suma, o Led foi o responsável por futuras gerações dentro do chamado Heavy, mesmo que por menores períodos, sim, eles formaram uma parede de que também era diferente do Sabbath, mas aliava o peso do trajeto injetado e motivo notório até hoje de sua fama.

As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor


Compartilhar

Comentar via Facebook

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito e aberto para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.