
Black Sabbath: Soturno e diabólico na fase Dio
Relacionado com: Black Sabbath
Black SabbathArtigo
ArtigoPor: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
17/11/2020
Dio caiu como a uma luva dentro do Sabbath. O grupo estava sem chão após a partida de Ozzy. Enfim, o começo de nuances férteis chegou de cheio ao grupo; com voz forte e alta capacidade de compor, o Sabbath se viu em um apogeu com Dio. "Heaven and Hell" seria hoje e sempre considerado um dos Marcos do Metal. O fato é que, junto com a trupe antiga incluindo o mega Bill Ward, a banda deteve poder de fogo incisivo. O disco chega com pouco dos anos 70, talvez a faixa "Lady Evil", e mantém a direção com Heavy Metal clássico no restante do álbum. A mudança foi grata e eu adoro essa fase do grupo, é algo bem coeso. Em seguida, com "Mob Rules", a coisa manteve a fonte inspiradora, trouxe Appice na bateria e evoluiu em sons bem na linha que seria após o Dio em carreira solo. Apesar dos problemas inúmeros, "Live Evil" traz o único registro forte da época e que movimenta até mesmo quem esperava algo ao vivo do Sabbath. Dio canta muito bem os sons de Ozzy, mas não é Ozzy; digamos, faltou algo do teor original. Anos luz depois veio "Dehunanizer" e a banda aportou no Brasil com um disco pesado e voraz, álbum esse que ouvi muito sem cessar e que é um dos meus preferidos. Dio depois voltou, mas isso é outra história/matéria. Sabbath com Dio tem seu valor e tem seu fundamento, Metal e forte no quesito vocal e estrutural. Difícil alinhar as comparações, ficando claro que a banda mudou totalmente, mas ainda sendo incisiva.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar