
Clássico: Os 40 anos do Aço Britânico
Relacionado com: Judas Priest
Judas PriestArtigo
ArtigoPor: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
01/06/2020
Há poucas semanas atrás, o álbum "British Steel" completou quarenta anos de seu lançamento, e de cara eu ressalto a qualidade dessa obra-prima em relação ao mundo do Heavy Metal. Em 1980, quando o foco no heavy pesado estava em alta, o Priest trazia os seus riffs cortantes, vocais melódicos, faixas bem conduzidas e o mais importante: a qualidade de produção aliada em todos esses fatores citados. Podemos considerar esse disco um marco na história do grupo Judas Priest, um petardo revolucionário e muito digno em elementos que foram adotados por inúmeras bandas. Na gravação a banda usou recursos naturais, se valeu da tecnologia e também acabou obtendo uma espécie de direcionamento mais definido, saindo dos anos setenta de forma coesa e promissora. O álbum traz uma arte fenomenal, contrastando com seu título, tem um segmento muito elevado e balanceando as canções. Nos EUA, a banda lançou o disco em ordem de faixas trocadas e algumas canções foram muito bem aceitas, entre elas: "Living After Midnight" e "Breaking the Law". Na Europa, o trabalho vinculou muito bem em todos os quesitos e a banda, a partir dessa obra, rumou em frente sem cessar. A parte metálica do disco - no sentido amplo - acaba sendo representada pelas canções "Rapid Fire", "Grinder", "Steeler" e "Metal Gods". Em outro, ponto o álbum traz uma nuance mais branda, como em "United" e o balanço até meio reggae de "The Rage". Não poderia ser melhor a fase e com tamanha aceitação a banda cresceu e ficou dentro do mainstream, e no momento exato do lançamento, ou seja, na chegada da Nova Onda do Heavy Metal Britânico. Foram feitos dois vídeos para TV e a turnê acabou sendo fértil. O fato do Judas vir com trabalhos anteriores fortes ajudou esse disco, e muito, até pelo seu demonstrativo mais arrojado e "moderno" para o padrão do grupo. Clássico!
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar