Resenha

Manifesto Of An Alchemist

Álbum de Roine Stolt

2018

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

22/03/2019



A volta do Flower King

Após um longo período sem um lançamento solo e desde 2013 sem lançar material novo com o The Flower Kings, Roine Stolt navegou por outras águas até reencontrar a inspiração para reviver os tempos de outrora. Lançou discos com Transatlantic, Anderson/Stolt e The Sea Within, todos de enorme qualidade, até que decidiu trabalhar sozinho novamente.

Roine deixou claro que "Manifesto Of An Alchemist" é um trabalho solo. Porém, decidiu lançá-lo sob o nome Roine Stolt's The Flower King, em busca de mostrar que aqui há uma mistura de duas das suas inúmeras facetas: sua ótima banda e também a carreira solo. Claro também está que, apesar do seu grupo principal estar na geladeira, não há ressentimentos em relação à música que fizeram juntos.

"Manifesto Of An Alchemist" mostra uma visão não ortodoxa de como Roine Stolt vê o mundo, sendo que as letras demonstram fatos ao redor do tema através de sua visão. Além da parte lírica, musicalmente o material também é de extremo bom gosto. roine assume a maioria dos vocais, sendo que também temos três faixas instrumentais interessantes e cativantes. Fator importantíssimo neste quesito, já que é muito fácil para o ouvinte desistir de músicas assim. No mais, participações como as de Marco Minnemann na bateria, Jonas Reingold no baixo e Nad Sylvan nos vocais, engrandecem a obra. Marco e Jonas se destacam de maneira absurdamente positiva, graciosamente explorando suas maiores virtudes.

O álbum começa com uma introdução curta e com algumas vocalizações. "Rainsong" passa despercebida, mas a primeira faixa real do álbum é uma das melhores. "Lost America" começa com ótimos riffs e excelente participação de Max Lorentz nos teclados e órgão Hammond. A música captura o ouvinte logo na primeira audição.
"Ze Pawns" muda o clima consideravelmente, adicionando uma certa tensão positiva. Aqui o destaque vai para a interpretação de Roine. "High Road" traz muito da sua banda principal. São doze minutos da mais pura inspiração, com belíssimas melodias e um toque de psicodelismo.
Para quem é fã das passagens instrumentais do Transatlantic e de uma pitada de jazz-fusion, sugiro fortemente a excelente instrumental "Rio Grande". Não irá decepcionar-se. "Next to a Hurricane" é mais curta, porém também se destaca por ser melódica e intrigante.
"The Alchemist" caminha mais nitidamente pelas vias do jazz-fusion, também com extrema qualidade. Aqui o estilo está estampado, porém acompanhado das características principais de Roine como guitarrista. Mudando drasticamente o clima, a balada "Baby Angels" é suave e singela. Uma composição de muito bom gosto.
"Six Thirty Wake-Up" é mais uma instrumental que nos remete às passagens instrumentais do Transatlantic, porém nos transporta ainda mais para os momentos mais melódicos e inspirados dos Flower Kings. Destaque para a flauta de Rob Townsend.
Por fim, a faixa mais complexa: "The Spell Of Money" é densa e de difícil assimilação. Possui refrão insistente dentro de um clima mais tenso e obscuro. O destaque positivo fica para a guitarra de Roine. Dedique-se, pois a faixa é difícil, mas tem o seu valor.

O álbum não é merecedor de status de clássico, mas agrada em cheio aos fãs do progressivo mais eclético. Se você confia no selo de qualidade de todos os trabalhos assinados por Roine Stolt, pode ir tranquilo que não se decepcionará com "Manifesto Of An Alchemist".


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaMike Rutherford - Smallcreep's Day (1980)

    18/10/2017

  • Image

    ResenhaUriah Heep - Living The Dream (2018)

    24/11/2021

  • Image

    EntrevistaSteve Hogarth

    27/06/2019

  • Image

    ResenhaDavid Coverdale - Into The Light (2000)

    20/08/2020

  • Image

    EntrevistaDrannath

    24/08/2018

  • Image

    ResenhaThe Night Flight Orchestra - Internal Affairs (2012)

    23/04/2018

  • Image

    ResenhaFish - Vigil In A Wilderness Of Mirrors (1990)

    05/01/2018

  • Image

    EntrevistaArjen Anthony Lucassen

    05/03/2018

  • Image

    ResenhaThe Winery Dogs - Hot Streak (2015)

    13/01/2021

  • Image

    ResenhaDeep Purple - The House Of Blue Light (1987)

    01/06/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Manifesto Of An Alchemist

Álbum disponível na discografia de: Roine Stolt

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Manifesto Of An Alchemist



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.