Resenha

Once Again

Álbum de Barclay James Harvest

1971

CD/LP

Por: Tiago Meneses

Colaborador Especialista

09/03/2019



Descontraído e bastante agradável de ouvir

Não é sempre que uma banda consegue melhorar tanto apenas de um disco para o outro, mas a Barclay James Harvest conseguiu dar um salto incrível do seu fraco e previsível disco de estreia para o forte e dramático, Once Again. Parece que se passaram uns quatro ou cinco anos, mas na verdade foram apenas meses para a banda não apenas encontrar o seu caminho, mas melhorar seu som em absolutamente todos os campos. 

O disco começa através de “She Said”, muito drama e uma atmosfera densa e pesada com fortes conexões psicodélicas. O teclado logo de cara se mostra muito mais maduro e sentimental. Após uma primeira seção frenética, uma flauta medieval suave nos prepara para a parte final, onde a banda golpeia o ouvinte com tudo que eles têm. Vale mencionar também as excelentes linhas de guitarra durante a música. 

“Happy Old World” começa de forma densa, mas logo se transforma em uma música de melodia suave. A diferença deste com o primeiro álbum é que as músicas mais suaves são muito interessantes e com uma sonoridade mais elaborada, mostrando uma banda entrando em um território de música progressiva com todo o seu coração e alma. Tudo parece soar mais avançado. 

“Song For Dying” como o nome já sugere é bastante emocional. Piano e guitarra são fantásticos e intensificam a atmosfera criada. Há momentos agressivos e empolgantes, mas sempre melancólicos. Se no disco de estreias as baladas eram ingênuas e previsíveis, aqui soam fortes e dramáticas. 

“Galadriel” é bastante evocativa a ponto de quase me arrancar algumas lágrimas, a adição de orquestra é algo simplesmente notável. A simplicidade de “Galadriel” em nenhum momento afeta a sua beleza e mantem o álbum em um ponto alto de qualidade. 

“Mocking Bird” é uma verdadeira pérola, um daqueles tipo de música que tem absolutamente tudo, uma melodia bonita, atmosfera forte, orquestração de tirar o fôlego e algumas mudanças radicais que não são menos do que perfeitas. Uma obra-prima para qualquer pessoa que ame música. 

“Vanessa Simmons” é a música onde eles soam mais parecidos com o disco anterior, o que obviamente faz com que seja a faixa mais fraca do disco. Mas aqui ainda é uma peça acústica ao menos interessante. 

“Ball And Chain” apresenta outra mudança radical, muito agressiva e sensual, me lembrando um pouco o Led Zeppelin. Possui excelentes teclados e seções de guitarra. A banda certamente colocou bastante raiva nessa música e o resultado foi ótimo. 

“Lady Loves” é mais uma balada e agora eles decidem fazer uma mistura de algo entre o country e o rock. Bons vocais e um arranjo bem acabado, a faixa não é um destaque, mas fecha o disco com dignidade. 

Ao contrário do que aconteceu na estreia onde pouco se salva, este aqui é certamente um disco ótimo como um todo, descontraído e bastante agradável de ouvir, digo que a Barclay James Harvest mudou de perdidos a uma banda que encontrou seus sons e os entrega ao ouvinte em um álbum cheio de classe e digno de atenção. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Tiago Meneses

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 28/09/2017

"Sou poeta, contista e apaixonado por música desde os primórdios da minha vida, onde o rock progressivo sempre teve uma cadeira especial."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaInner Prospekt - Canvas Two (2021)

    25/08/2021

  • Image

    ResenhaMagenta - Seven (2004)

    30/10/2018

  • Image

    ResenhaThe Gourishankar - Close Grip (2003)

    08/07/2021

  • Image

    ResenhaMuseo Rosenbach - Zarathustra (1973)

    22/05/2020

  • Image

    ResenhaFairport Convention - What We Did On Our Holidays (1969)

    26/09/2020

  • Image

    ResenhaMilton Nascimento - Clube da Esquina (1972)

    25/04/2018

  • Image

    ResenhaLana Del Rey - Born To Die (2012)

    02/07/2020

  • Image

    ResenhaRadiohead - OK Computer (1997)

    30/01/2019

  • Image

    ResenhaAnekdoten - Gravity (2003)

    29/02/2020

  • Image

    ResenhaSteely Dan - Countdown To Ecstasy (1973)

    09/07/2020

Visitar a página completa de Tiago Meneses



Sobre o álbum

Once Again

Álbum disponível na discografia de: Barclay James Harvest

Ano: 1971

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Once Again



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.