Resenha

Twelve

Álbum de Last Union

2018

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

15/02/2019



Metal moderno, com pitadas de prog e a participação de James LaBrie

Last Union é uma banda italiana liderada pela vocalista Elisa Scarpeccio e pelo guitarrista Cristiano Tiberi. Com a ideia de excursionar com suas novas músicas, convidaram o baixista Mike Lepond (Symphony X) e o baterista Uli Kush (Masterplan, Helloween, Synfonia) para acompanhá-los, sendo que ambos manifestaram o interesse em ingressar ao grupo em definitivo. O resultado é um ótimo álbum de metal contemporâneo, com algumas pitadas de prog metal e excelente produção. Além disso, James LaBrie (Dream Theater) é convidado ilustre, participando de quatro faixas.

O álbum de estreia do grupo foi lançado em dezembro de 2018, chamando a atenção de imediato. Não pela originalidade, pois é algo que falta um pouco no trabalho como um todo, mas pela eficiência em apresentar composições marcantes e interessantes, tanto na parte estrutural como lírica, que aborda problemas relacionados à vida do ser humano em sociedade.

A versão que possuo conta com 12 faixas, sendo que há uma versão mais curta da excelente e épica “Taken”, com ótima melodia e participação de destaque por parte de James LaBrie. “President Evil” também possui duas versões, sendo que uma delas traz a versão do vídeo promocional, com James LaBrie dividindo os vocais com Elisa. A outra versão traz somente o vocal masculino. Falando em Elisa, seu vocal é interessante e soa nada enjoativo. Possui belo timbre, limpo e com bom alcance.
Seguindo com as demais faixas, algumas fogem bastante do prog, com ataque direto e sem mudanças de estrutura. Como exemplo, “Ghostrider” possui quase três minutos apenas, assim como “Limousine”. Outras não chegam a quatro minutos, com foco total em capturar o ouvinte na primeira audição, sendo que a maioria consegue atingir o objetivo.
Gostei bastante do resultado de “The Best Of Magic”, que nos remete ao som feito atualmente pelo Nightwish, porém sem a parte sinfônica. “A Place In Heaven”, cantada por James, também é acima da média. Por fim, destaco as ótimas “Back In The Shadow” e “Most Beautiful Day”.

Na entrevista que fiz com James LaBrie, ele me disse ter participado de quatro faixas para “Twelve”, embora tenhamos apenas três no setlist. A não ser que ele esteja se referindo à segunda versão de “President Evil” ou menos possivelmente “Taken”, versão editada.

Temos aqui mais um ótimo lançamento de 2018. Por se tratar de um álbum de estreia, com certeza a banda surpreenderá ainda mais nos próximos trabalhos.

Veja o clipe de “President Evil” com a participação de James LaBrie:

Tracklist: 01 MOST BEAUTIFUL DAY 02 PRESIDENT EVIL (FT. JAMES LABRIE) 03 HARDEST WAY 04 PURPLE ANGELS 05 THE BEST OF MAGIC 06 TAKEN (FT. JAMES LABRIE RADIO EDIT) 07 18 EUPHORIA 08 A PLACE IN HEAVEN (FT. JAMES LABRIE) 09 GHOSTWRITER 10 LIMOUSINE 11 BACK IN THE SHADOW 12 TAKEN (FT. JAMES LABRIE)


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaSteven Tyler - We're All Somebody From Somewhere (2016)

    09/11/2017

  • Image

    ResenhaRage Of Angels - The Devil's New Tricks (2016)

    03/09/2019

  • Image

    ResenhaKiss - Lick It Up (1983)

    07/08/2018

  • Image

    ResenhaMichael Romeo - War Of The Worlds - Part 1 (2018)

    26/09/2018

  • Image

    ResenhaNeal Morse - Jesus Christ The Exorcist (2019)

    17/12/2019

  • Image

    ResenhaPaul McCartney - Flowers In The Dirt (1989)

    19/08/2018

  • Image

    ResenhaQueen - Made In Heaven (1995)

    17/12/2019

  • Image

    ResenhaJohn Lennon - Mind Games (1973)

    10/07/2020

  • Image

    ResenhaBig Big Train - The Underfall Yard (2009)

    26/09/2017

  • Image

    ResenhaFree - Free At Last (1972)

    04/03/2020

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

Twelve

Álbum disponível na discografia de: Last Union

Ano: 2018

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4 - 1 voto

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Twelve



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.