Resenha

The Puppet Master

Álbum de King Diamond

2003

CD/LP

Por: André Luiz Paiz

Webmaster

07/02/2019



Mudanças que deram certo

Após uma certa frustração com o retorno de Abigail que, apesar de um bom álbum, não atendeu as expectativas, King Diamond trouxe algo diferente em “The Puppet Master”. Mais melódico e com uma abordagem ainda mais teatral, acertou em cheio.

Lançado um ano após o seu antecessor, “The Puppet Master” é considerado por muitos um dos melhores trabalhos de King Diamond. Primeiro, por contar com grandes composições. Segundo, por trazer uma temática que envolve magia e insanidade junto a uma história de amor. E terceiro, pelas mudanças de sonoridade em relação aos trabalhos anteriores. A participação efetiva de um vocal feminino (Livia Zita, namorada de King) e uma abordagem teatral ao redor das canções que, facilmente permitiria a adaptação deste álbum em um musical de horror.

A história se passa no século dezoito. Nosso personagem participa de um show de bonecos em uma exibição de natal em Budapeste. Chama a atenção o fato de que os bonecos possuem quase a estatura humana e aparência bem próxima à realidade. Durante o evento, conhece Victoria e se apaixona perdidamente. Ambos têm uma linda relação de amor e cumplicidade. Porém, sua amada comparece sozinha a mais um show e simplesmente desaparece. 
Um ano depois, determinado a descobrir o que aconteceu com sua amada, o protagonista vai novamente ao local dos eventos e acaba notando e reconhecendo a esposa do mestre, com uma faca na mão. Decidido a ir escondido atrás dela, ele a presencia assassinando um mendigo com uma facada no peito. Pouco depois, acaba também sendo golpeado, ficando desacordado. Ao abrir os olhos, descobre que está sendo mantido preso pelo mestre, que faz uso de magia para transformar pessoas em bonecos, de uma maneira bem cruel e sanguinária. Em seguida, observa que este foi o destino de Victoria e que também será o seu…
Sem aplicar mais spoilers, o desfecho é interessante e obviamente as coisas não acontecem como deveriam. Não deixe de conferir.

“The Puppet Master” surgiu no momento exato, em que King Diamond precisava ousar e mudar um pouco as coisas. É pesado, melódico e acessível. Todas as faixas funcionam perfeitamente em conjunto e também em audições individuais. A interpretação de King é destaque total, além dos riffs de Andy LaRocque. Todas as faixas são destaque e nada se desperdiça, mas, preciso enaltecer a qualidade de: “The Puppet Master”, “Emerencia”, “Blue Eyes”, “The Ritual”, a macabra “No More Me”, que relata o momento da “cirurgia” de transição para o boneco, “So Sad”, que é uma das faixas mais tristes e melancólicas que King já compôs, e as pesadas “Blood To Walk” e “Living Dead”.

Na minha lista dos melhores álbuns do mestre King Diamond, “The Puppet Master” leva o bronze, com prata para “Them” e ouro para “Abigail”.


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre André Luiz Paiz

Nível: Webmaster

Membro desde: 20/03/2017

"Sou um profissional de Tecnologia da Informação apaixonado por música. Criei o site do 80 Minutos para que as pessoas possam compartilhar suas opiniões sobre os seus álbuns favoritos e propagá-las Brasil afora"

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaThe Ferrymen - One More River To Cross (2022)

    08/03/2022

  • Image

    ResenhaFind Me - Wings Of Love (2013)

    17/04/2019

  • Image

    ResenhaAccept - Blood Of The Nations (2010)

    14/12/2021

  • Image

    ResenhaAxel Rudi Pell - The Masquerade Ball (2000)

    04/04/2019

  • Image

    ResenhaToto - Kingdom Of Desire (1992)

    14/05/2021

  • Image

    EntrevistaJames LaBrie

    21/12/2018

  • Image

    DivulgaçãoLyria: Aline Happ em campanha para álbum solo

    21/11/2020

  • Image

    ResenhaPride of Lions - Pride Of Lions (2003)

    04/10/2017

  • Image

    ResenhaDavid Feinstein - Third Wish (2003)

    23/03/2020

  • Image

    ResenhaMichael Romeo - War Of The Worlds - Part 1 (2018)

    26/09/2018

Visitar a página completa de André Luiz Paiz



Sobre o álbum

The Puppet Master

Álbum disponível na discografia de: King Diamond

Ano: 2003

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,33 - 9 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Puppet Master



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.