Resenha

Screaming For Vengeance

Álbum de Judas Priest

1982

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

26/01/2019



Gritando por metal

Gravado em Ibiza - na Espanha - em 82, o Judas Priest chegava em seu oitavo disco de estúdio. Tom Allom deu, juntamente do grupo, vida a um dos maiores discos dentro da vertente chamada de Heavy Metal. Aqui, a banda flerta abertamente com o Hard Rock, mas esse fator apenas deu um ar ainda mais sofisticado ao som do grupo.

"Screaming for Vengeance" mostra toda uma sequência de faixas muito bem idealizadas e, ao longo do disco, temos a nítida impressão de que a banda buscava  equilíbrio entre esse e os dois álbuns antecessores. 

Já com caminho pavimentado e vivenciando o auge, a banda saiu em turnê. Ao longo da estrada, deixaram registrado - no caso naquela década -, um VHS de sua performance fabulosa e estonteante.

Ao começar a entender melhor o repertório dentro desse petardo, não podemos deixar de analisar profundamente o vocal de Rob Halford,  totalmente incisivo, forte, agressivo, hora doce com melodias harmoniosas e momentos depois cru e áspero, que somente um dos melhores poderia executar. Ainda assim, as linhas de guitarras de K.K. e Tipton trazem um diferencial acima de outrora. Todas as passagens e linhas criadas são altamente bem cuidadas dentro de cada canção construída. Uma dupla realmente consistente das seis cordas. Assim, o mesmo acontece com o baterista Dave Holland, em que o mesmo se superou de forma única entre compassos não somente de acompanhamento, mas de níveis pontuados por batidas bem encaixadas e técnicas, em seus mínimos detalhes. Por fim, dentro de tudo isso, temos o baixo de Ian Hill que culmina nesse álbum com elementos bem precisos e casam perfeitamente com a desenvoltura das estruturas musicais, aqui presentes.

"The Hellion", a introdução, marca toda a antecipação de uma sequência musical intacta e notadamente perfeita, e assim seguem faixas classsicas uma após as outras; "Eletric Eye", " Riding on the Wind" ,"Bloodstone", "(Take These) Chains", a própria faixa-título que remete ao metal puro e voraz "Screaming for Vengeance", "You' ve Got Another Thing Coming", com direito direito a vídeo e assim adiante até o finalizar da obra. 

Dentro ainda do quesito qualidade, temos a arte elaborada por Doug Jhonson, que trouxe junto do grupo o conceito de uma águia de metal, apelidada de The Hellion, faixa que abre o disco, como já citado anteriormente. Essa mesma arte deu um impulso maior a recepção do álbum; queira ou não, dentro do estilo Heavy Metal, isso faz toda diferença.

Com a boa aceitação e singles nas paradas dos charts, o Judas obteve sucesso dentro dos EUA e levou consigo para turnê o Iron Maiden e até mesmo veteranos como Uriah Heep. 

Esse marca um dos discos mais importantes não somente do metal como da carreira do grupo. 


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ArtigoMulheres na música

    08/03/2021

  • Image

    ResenhaDestruction - Infernal Overkill (1985)

    03/05/2020

  • Image

    ResenhaJudas Priest - Stained Class (1978)

    01/09/2020

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Whitesnake (1987)

    10/01/2019

  • Image

    ResenhaRush - Grace Under Pressure (1984)

    16/10/2020

  • Image

    ResenhaDavid Coverdale - Into The Light (2000)

    21/12/2020

  • Image

    ArtigoVídeo: Black Sabbath discografia comentada - Ozzy, Parte I

    04/12/2020

  • Image

    ResenhaNina Hagen - In Ekstasy (1985)

    01/10/2020

  • Image

    ResenhaThe Beatles - Rubber Soul (1965)

    15/01/2019

  • Image

    ResenhaDire Straits - On Every Street (1991)

    01/03/2021

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Screaming For Vengeance

Álbum disponível na discografia de: Judas Priest

Ano: 1982

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,59 - 11 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Screaming For Vengeance



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.