Resenha

12 X 5

Álbum de The Rolling Stones

1964

CD/LP

Por: Leonardo Saoud

Usuário

04/01/2019



Como era o rock em seus primórdios?

Quando você ouve o termo "rock n roll", o que vem a sua mente? Grandes riffs de guitarra? Solos? Vocais rasgados? Na minha mente só vem uma coisa: Rolling Stones!
12 X 5 foi um dos primeiros materiais de estúdio gravados pelos Stones, em 1964, com algumas músicas já lançadas antes no EP "Five By Five".
"Around and Around" é uma ótima abertura de álbum, já vem super animada, o refrão contagiante, um daqueles blues animados, tem um arranjo de piano muito bom feito por Ian Stewart, a música orinalmente foi composta por Chuck Berry, conhecido como uma das maiores inspirações dos Stones
"Confessin' the Blues" é um blues paradão, gravado pelo B.B King, a gaita aqui faz um solo incrivel, e mostra que Mick não é apenas um grande vocalista
"Empty Heart" é uma ótima música que fala sobre uma perda amorosa. Uma curiosidade sobre: a banda de protopunk, MC5 costuma fazer cover dela em seus shows.
"Time Is on My Side" é o maior sucesso do álbum comercialmente, originalmente gravada por Kai Winding, um som super R&B, vem com os Stones num clima muito mais nostálgico, alcançando grande sucesso na Billboard.
"Good Times, Bad Times" é a primeira faixa nesse album com composição dos Glimmer Twins, Mick e Keith, é um blues bem paradão, sem grande destaque até o incrível solo de gaita do Mick.
"It's All Over Now" é a melhor música do album, a música trata sobre o término de um relacionamento após ter sido traído, "Because I used to love her, but it's all over now" vai ser uma frase que vai ficar muito em sua cabeça após ouvir esse som.
"2120 South Michigan Avenue" é um som instrumental, a gaita do Mick soa muito bem entre os repetitivos riffs do Keith, um blues bem raíz.
"Under the Boardwalk" é um clássico, creio que todo mundo já tenha ouvido a versão classicona do Tom Tom Club. É uma música super nostálgica e que ficou ótima com os arranjos dos Stones, uma grande faixa R&B.
 "Congratulations" é uma faixa simples, ritmo lento, composição pelos Glimmer Twins.
Em "Grown Up Wrong" a gente vê umas passagens de guitarras muito boas, que mostra uma boa evolução do Keith em relação a trabalhos anteriores, e gaita do Mick vem como ótimo encerramento.
"If You Need Me" era uma música Soul gravada pelo grande Solomon Burke em 1963, ela ficou linda na voz do Mick com umas passagens com Keith nos backing vocals.
"Susie Q" foi um bom encerramento para o álbum, é um rockabilly gravado pelo Dale Hawkins em 1957, o solo do Keith vem muito bem, já mostrando seu grande potencial que o colocaria entre os melhores guitarristas do mundo muitos anos depois. Essa música já foi regravada pelo Creedence, outra grande banda.
O álbum é fantastico, tendo em mente que foi lançado em 1964 ele já precedia muito do que viria a ser rock n roll anos depois. Cada álbum dos Stones que ouço faz eu ter mais certeza de que realmente são a maior banda de todos os tempos.

Faixas destaques:
"Around and Around*"
"Time Is on My Side"
"It's All Over Now"

Duração: 30min


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Leonardo Saoud

Nível: Usuário

Membro desde: 01/01/2019

"Apenas um rapaz latino americano apaixonado por música. Aqui vocês vão ver resenha de tudo, desde jazz, passando pelo punk rock até ritmos brasileiros e o hip-hop. A meta é ouvir um álbum por dia e resenhar todos que possíveis, de 01/01 até 31/12. Mandem sugestões de álbuns>> facebook.com/leosaoud "

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaPoison - Look What The Cat Dragged In (1986)

    06/01/2019

  • Image

    ResenhaDef Leppard - Pyromania (1983)

    05/01/2019

  • Image

    ResenhaGreen Day - Warning (2000)

    01/01/2019

  • Image

    ResenhaThe Doors - Other Voices (1971)

    03/01/2019

Visitar a página completa de Leonardo Saoud



Sobre o álbum

12 X 5

Álbum disponível na discografia de: The Rolling Stones

Ano: 1964

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,25 - 8 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Veja mais opiniões sobre 12 X 5:

  • 03
    set, 2021

    A segunda empreitada segue a linha do debute

    User Photo André Luiz Paiz

Visitar a página completa de 12 X 5



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.