Resenha

Metrô Linha 743

Álbum de Raul Seixas

1984

CD/LP

Por: Marcel Dio

Colaborador Sênior

01/12/2018



Um disco mediano, com lampejos de genialidade

Em 1984 Raul Seixas começava a cair no ostracismo, sua vida desregrada, abandono de shows e brigas com gravadoras, fecharam algumas portas, influenciando diretamente na parte criativa.
Saindo da modesta gravadora Eldorado, o compositor encontra na Som Livre, uma ponta de esperança. As participações de final de ano em programas como Os Trapalhões e Balão Mágico, renderam o contrato com a gravadora da Globo. Só que o "casamento" durou apenas um disco e logo Raul migraria para a Copacabana, onde terminaria os seus dois últimos trabalhos solos.

A faixa homônima tenta com sucesso emular Ouro De Tolo, mais pela forma como é cantada, ou melhor, falada. Pode-se dizer que é o rap country de Raulzito e o tom jocoso, é na verdade, outra porrada sobre a ditadura militar.

"Messias Indeciso", muito comparada ao livro Ilusões de Richard Bach, voltava ao tema religioso. A estória cantarolada por Raul, não é complexa, e sim corajosa !, descrevendo Jesus Cristo como um fantoche na mão dos governantes, servindo também como crítica a idolatria do povo. A chave do mistério, segundo Raul, estava na própria mensagem deixada pelo Messias: Vós sois deuses!.

O disco era cheio de canções para encher linguiça.  "Meu Piano" é a prova cabal. O ritmo é muito contagiante, mas não era Raul Seixas em essência, e sim, algo feito as pressas para atender a demanda da Som Livre e jogar logo o disco no mercado. Ficou conhecida na época, por conter "o solo mais caro do Brasil", no qual o músico Clive Stevens recebeu 3 mil dólares para fazer um solo de sax.

A Raiva do cantor não perdoava ninguém e agora ele atacava os militares, como na insubordinada "Mamãe eu não Queria", resultando em outra música vetada pela censura.
Reparem que a mesma, tem a letra inspirada em "I Don't Wanna Be a Soldier Mama", de John Lennon.

É inegável que a chama estava se apagando, obras como "Quero Ser o Homem que Sou","Canção do Vento" e "Mas I Love You (Pra Ser Feliz)" se encolhiam diante de um passado glorioso. Ainda que magrelo barbudo tivesse lampejos de genialidade, Raul tinha um estoque menor de lenha a queimar.
Imagino a conversa do produtor da Som Livre com Raul : - Olha, a gente precisa fechar o disco logo, então faz qualquer coisa, lança uma ou duas versões de algum sucesso ai.
E assim foi feito !, (aposto que a contragosto do maluco beleza) pois a "nova" "Eu Sou Egoísta" foi assassinada pelo próprio autor. Pior ainda, foi pataquada que fizeram com "Trem das Sete" e seus refrães cantados à capela ... mais desnecessário impossível.

A profecia em "Geração da Luz" não se cumpriu, Raul apostava na geração futura, ou fingia que apostava. Numa quase carta de despedida, o baiano via um futuro melhor, sem tolices religiosas, políticas e velhos paradigmas. E se ele soubesse que seus sucessores continuariam de mãos atadas, afagados pela fuga da alta tecnologia, teria escrito um tango nos moldes de "Cambalache".


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Marcel Dio

Nível: Colaborador Sênior

Membro desde: 14/03/2018

"Sou um amante da música, seja em qualquer estilo, rock, blues, jazz ou pop."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaO Barato de Iacanga

    10/02/2020

  • Image

    ResenhaLed Zeppelin - In Through the Out Door (1979)

    26/08/2018

  • Image

    ResenhaJota Quest - Pancadélico (2015)

    18/07/2020

  • Image

    ResenhaGato de Louça - Olho de Gato (2012)

    12/08/2021

  • Image

    ResenhaKenny Rogers - Eyes That See In The Dark (1983)

    22/03/2020

  • Image

    ResenhaDio - Angry Machines (1996)

    24/11/2019

  • Image

    ResenhaLiquid Tension Experiment - LTE3 (2021)

    02/07/2021

  • Image

    ResenhaJoe Satriani - Shapeshifting (2020)

    02/05/2020

  • Image

    ResenhaVanilla Ninja - Traces Of Sadness (2004)

    31/05/2020

  • Image

    ResenhaStone Age A.D. - The Awakening of Magicians (2018)

    10/11/2018

Visitar a página completa de Marcel Dio



Sobre o álbum

Metrô Linha 743

Álbum disponível na discografia de: Raul Seixas

Ano: 1984

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3,12 - 4 votos

Avalie

você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Metrô Linha 743



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.