Resenha

Design Your Universe

Álbum de Epica

2009

CD/LP

Por: João Paulo

Colaborador

16/11/2018



Uma mudança muito significativa no universo do Epica!

"Design Your Universe", me atrevo a dizer que é um disco indispensável para quem é amante de Metal Sinfônico.

Lembro bem de 2009, quando eles anunciaram esse lançamento, eu ainda degustava com muita paixão o álbum Classical Conspiracy, juntamente com o fantástico Divine Conspiracy, aliás, eu me perguntava muito se o Epica conseguiria superar Divine Conspiracy visto que já era um fenômeno, e embora já soubesse da saída de Ad Sluijter (Guitarras) ficava ansioso para saber o que Isaac Delahaye (ex-God Dethroned) iria trazer nesse novo trabalho, aliás, ele chegou chegando, já que na maioria das faixas tem seu nome citado nas composições. 

Em 25 de Setembro de 2009 divulgam o primeiro single de Design Your Universe, através de um vídeo clipe, a faixa “Unleashed”, faixa essa que, é um dos grandes sucessos da banda até hoje, quase 10 anos depois. 

Em 16 de Outubro do mesmo ano, eles lançam Design Your Universe, seu quarto disco de inéditas, lançado pela Nuclear Blast, aqui para nós, através da Laser Company, gravado no Gate Studio, em Wolfsburg, entre Março e Julho de 2009, produzido por Sascha Paeth e Miro Rodenberg. 

Sobre o conceito de Design Your Universe , Mark Jansen explica: “Se trata das novas descobertas na física quântica. Ela prova de que estamos todos ligados uns aos outros, em nível subatômico. Além disso, mostra que nós podemos criar, ou pelo menos influenciar a matéria com os nossos pensamentos (...) um fato muito interessante. Porque isso muda tudo para nós, todo o nosso mundo desmorona quando você aceita estes fatos e integra-os em sua vida”. Temática complexa e intrigante! 

O álbum se inicia com um belo prelúdio, “Samadhi”, instrumentalmente belo, arranjo poderoso, e corais de presença, falando em corais de presença, temos Amanda Somerville e Cloudy Yang (Avantasia), participando deles. “Resign To Surrender – A New Age Dawns – Parte IV” chega poderosa, riffs pesados, aqui já dá para notar o quanto foi ótima a entrada de Isaac, solos bem elaborados, performance maravilhosa de Simons, ao lado dos guturais marcantes de Jansen. “Unleashed” é uma das minhas favoritas na carreira do Epica, iniciando com fortes corais, bem cadenciada, refrão marcante, foi uma escolha certeira para a primeira impressão desse álbum. “Martyr Of The Free Word”, é extremamente pesada e acelerada, destaco os trabalhos de bateria e teclados aqui, os guturais pra lá de agressivos de Mark e de Isaac, e mais uma vez, mais um ótimo solo de Isaac. “Our Destiny”, uma faixa um tanto quanto progressiva, arranjos instrumentais fantásticos nas bases, dando ainda mais brilho para voz de Simone. “Kingdom Of Heaven – A New Age Dawns – Parte V”, minha faixa favorita do disco, se “Our Destiny” tem uma cara prog, essa então nem se fala, começando por ter quase 14 minutos de duração, e a faixa é incrível, não cansa de forma alguma, melodicamente pesada, ótimos riffs, ótimo refrão, corais grandiosos, guturais viscerais de Mark, mudanças de tempo, destaque para os teclados do Coen também, uma faixa muito bem elaborada. “The Price Of Freedom”, um interlúdio focado nos teclados de Coen, já emendando com “Burn To A Cinder”, essa tem uma atmosfera mais alegre, Simone brilha demais, e o refrão também é memorável. “Tides Of Time” chega para dar uma acalmada nos ânimos, mas, sem perder a beleza, uma das minhas favoritas aqui também, Simone acompanhada de Coen, em uma balada linda, refrão maravilhoso, com um final crescente, com um solo fantástico de Isaac. “Deconstruct”, gosto demais dos riffs, coros de presença, Mark e Simone dividindo vozes de modo belo, com uma bela orquestração também, no final Simone divide vozes com o coral, e é lindo de se ouvir. “Semblance Of Liberty”, outra paulada no pé da orelha, riffs pesados e bateria marcante acompanhando os guturais de Mark, destaque para a mudança final, aonde entra Mark e Simone dividindo as vozes e a banda traz todo peso possível, aqui é para bater cabeça mesmo! Depois da “porradaria”, vem “White Waters” com sua pegada calma e profunda, e conta com a participação de Tony Kakko, da Sonata Arctica. “Design Your Universe – A New Age Dawns – Parte VI”, fecha maravilhosamente esse disco, a segunda faixa mais longa aqui, quase 10 minutos,  destaque para os guturais de Mark, para o refrão, aonde o coral brilha muito, e a instrumentação arrepiante. 

Interessante, não é nada tão diferente do que eles já nos apresentaram em trabalhos anteriores, mas aqui, com certeza tem algo mais, e a cada audição você nota detalhes diferentes, mais alguma coisa na orquestração, na forma como encaixaram cada coisa, como tornaram uma faixa de 14 minutos atrativa e nenhum pouco cansativa, coisa rara de se observar quando se trata de metal sinfônico, entre outros detalhes marcantes. 

Enfim, atualmente o Epica, com certeza, cresceu muito, e é uma das principais bandas de metal sinfônico que existe. Após Design Your Universe, tivemos grandes presentes da parte deles, e eu costumo falar que o Epica antes de Isaac Delahaye é um, depois de Isaac Delahaye é outro, e na minha opinião essa é a grande pedra preciosa na carreira do Epica.

2019, Design Your Universe completa seus 10 anos, a banda já anunciou datas de uma pequena turnê comemorativa, e eu fico aqui com a esperança de que lembrem dos fãs brasileiros, mais uma vez.   

"Design Your Universe"
Nuclear Blast/Laser Company

1. Samadhi - Prelude	
2. Resign To Surrender - A New Age Dawns - Part IV	
3. Unleashed	
4. Martyr Of The Free Word	
5. Our Destiny	
6. Kingdom Of Heaven - A New Age Dawns - Part V
7. The Price Of Freedom - Interlude	
8. Burn To A Cinder	
9. Tides Of Time	
10. Deconstruct	
11. Semblance Of Liberty	
12. White Waters	
13. Design Your Universe - A New Age Dawns - Part VI


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre João Paulo

Nível: Colaborador

Membro desde: 22/10/2018

"Apenas mais um amante de Rock/Metal que existe por aí! "

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaEvergrey - The Atlantic (2019)

    31/01/2019

  • Image

    ResenhaElvellon - Until Dawn (2018)

    15/03/2019

  • Image

    ResenhaAvantasia - Moonglow (2019)

    16/02/2019

  • Image

    ResenhaLacuna Coil - The 119 Show - Live In London (2018)

    13/11/2018

  • Image

    ResenhaVUUR - In This Moment We Are Free - Cities (2017)

    31/10/2018

  • Image

    ResenhaTarja - Colours In The Dark (2013)

    29/11/2018

  • Image

    ResenhaThe Dark Element - The Dark Element (2017)

    24/10/2018

  • Image

    ResenhaDee Snider - For The Love Of Metal (2018)

    29/10/2018

  • Image

    ResenhaHaken - Vector (2018)

    29/10/2018

  • Image

    ResenhaKamelot - The Shadow Theory (2018)

    23/10/2018

Visitar a página completa de João Paulo



Sobre o álbum

Design Your Universe

Álbum disponível na discografia de: Epica

Ano: 2009

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 4,75 - 2 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Design Your Universe



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.