Resenha

The Day Is My Enemy

Álbum de The Prodigy

2015

CD/LP

Por: Roberto Rillo Bíscaro

Colaborador Top Notch

29/10/2018



Injeção de punk na dance music

E não é que já se passou uma geração desde o single de estreia do The Prodigy, em 1991? Charly começou a escalada do trio inglês do underground das raves para o estrelato mundial do elogiado álbum Fat of the Land (‘98).

Detonando o bom-mocismo da dance music oitentista, o Prodigy misturou electronica, techno, hip hop, funk, rock, punk, hardcore e junto com compatriotas como o The Chemical Brothers promoveu música dançável mais agressiva e instigante. Arautos alternativos, Liam Howlett, MC Maxim e Keith Flint tiveram impacto tremendo na zona fronteiriça entre underground e música “de massa” e influenciaram diversos subgêneros dançáveis como o Big Beat.

Após hiato de 7 anos, os caras de Essex lançaram The Day Is My Enemy no final de março, de 2015. Era questão de saber se o The Prodigy ainda possuia alguma relevância, afinal, o cenário da música eletrônica era bem distinto do mundo pré-Skrillex de 2008. O dubstep reinou no pedaço e perguntava-se se ainda haveria espaço para “sujeira” e raiva descendentes diretas da música punk, na assepsia bem comportada da geração EDM. Havia, porque The Day is My Enemy entrou em primeiro na parada britânica e no Top 5 da parada dance/eletrônica da Billboard.

O álbum começa com The Day is My Enemy. O Prodigy pegou dois versos de canção de Cole Porter, cantados numa voz anos 40,50 e bombardeou-a com batucada digital malévola, teclados ameaçadores e toda sorte de efeitos bolados. The Prodigy definitivamente deve ser evitado por quem associa dance music e fofuras saltitantes para pleiboizinho e guelzinha curtirem na balada de Camaro amarelo.

Nastyen abre com aquela guitarra meio suspensa – marca registrada do Prodigy – para estourar em percussão jungle e vocal descendido de Johnny Rotten. Para comprovar suas raízes punk, o álbum tem faixa chamada Destroy, lema dos Pistols em Anarchy in the UK. Mas a pegada aqui é mais Techno mesmo.

Rebel Radio é pura rave music insana infestada de vocais robotizados como os ouvidos nos shows do Kraftwerk. Ibiza é bombardeio de sons de vídeo game nos DJs do requisitado paraíso espanhol, faceless, bonitinho e cheirosinho demais para o Prodigy. What’s ‘e fuckin’ doin’?. A porrada de Rok-Weiler, antes de ser influenciada pelo dubstep, mostra de onde veio o movimento. Confira a virada da percussão no início. Urgente, nervosa, é The Prodigy no seu mais revoltado e raivoso; ótima.

O defeito de The Day Is My Enemy é sua duração. Difícil manter a inspiração em quatorze faixas, então, de Wild Frontier em diante, temos que viver no intercalo de canções boas com outras nem tanto. O resultado é que ao final do “Dia” a sensação é de certo enjoo.

Ainda relevante, o The Prodigy veio com tanta sede ao pote que exagerou no jato d’água disparado. Mas, basta deletar algumas chaticezinhas que dá excelente disco para botar os exus para fora!



Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Roberto Rillo Bíscaro

Nível: Colaborador Top Notch

Membro desde: 11/09/2017

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaRoseane Santos - Fronteiriça (2020)

    25/02/2021

  • Image

    ResenhaThe Prodigy - No Tourists (2018)

    01/01/2019

  • Image

    ResenhaLe Freak

    29/02/2020

  • Image

    ResenhaGenesis - From Genesis To Revelation (1969)

    11/09/2017

  • Image

    ResenhaIl Cerchio D'Oro - Il Viaggio Di Colombo (2008)

    07/05/2020

  • Image

    ResenhaKansas - The Prelude Implicit (2016)

    30/10/2017

  • Image

    ResenhaHomunculus Res - Andiamo In Giro Di Notte E Ci Consumiamo Nel Fuoco (2020)

    27/12/2020

  • Image

    ResenhaPhilly Devotions - We're Gonna Make It (The Complete Recordings) (2011)

    16/04/2021

  • Image

    ResenhaGabi Buarque - Mar de Gente (2020)

    29/07/2020

  • Image

    ResenhaVanessa Moreno - Sentido (2021)

    01/06/2022

Visitar a página completa de Roberto Rillo Bíscaro



Sobre o álbum

The Day Is My Enemy

Álbum disponível na discografia de: The Prodigy

Ano: 2015

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 3 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de The Day Is My Enemy



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.