
Resenha
Schizophrenia
Álbum de Sepultura
1987
CD/LP
Por: Fábio Arthur
Colaborador Especialista
10/10/2018
Orgulho brasileiro
Schizophrenia, esse é o título do segundo álbum completo de estúdio do Sepultura, datado de outubro de 1987. Com o primeiro split junto ao Overdose - também de Minas Gerais - nominado de Bestial Devastation, passando pelo primeiro álbum Morbid Visions, o grupo traria mudanças na formação e em sua vertente musical. Agora, a banda ao invés de investir no Death Metal das antigas, passava para um som Thrash Metal com uma veia bem calcada no que se fazia na Europa e EUA. A Cogumelo Records seria responsável novamente pela distribuição mas, a banda nessa fase, seria até mesmo pirateada em fita K7 e vinil, isso em vários países; algo que alavancaria o nome do grupo lá fora. Seria o começo do auge. Andreas Kisser, guitarrista, se juntou ao grupo no lugar de Jairo T. - que queria fazer outras formas de música - e veio com estilo e uma pegada mais intensa e inovadora; cheio de ideias e composições. O fato é que o Sepultura era diferenciado desde seu começo, mas aqui ele trouxe uma mudança expressiva e muito bem direcionada. Os músicos bateram o pé e conseguiram melhor produção, comandaram as coisas de certa forma, como arte de capa, as fotos internas e até mesmo que o LP tivesse as letras e capa dupla; isso faria diferença, manteria a banda de igual para com as de fora. Se valendo de uma intro calcada no tema de Psicose (1960) de Bernanrd Hermman para o filme de Alfred Hitchcock, o grupo entra em seguida em uma viagem thrash de primeira por assim dizer, a faixa “From The Past Comes The Storms” é uma prova disso e talvez a melhor do disco. “To The Wall”, com sua letra baseada em um ocorrido em 1985, traz bumbos duplos, riffs certeiros e a banda mostra que havia amadurecido e muito, essa uma ótima canção. Em “Escape To The Void”, o grupo permanece com maestria e poder de fogo, em uma música muito acima de média e também tida como clássica, sendo uma das melhores do álbum. “Inquisition Symphony” traz um instrumental com andamentos em mudanças e realmente lembra de forma mais pesada as faixas do Metallica neste seguimento, “Screams Behind The Shadows” é muito incisiva, tem um riff bem marcante e seu andamento com os bumbos dobrados é definitivamente fantástico. Quase para o final do disco, “Septic Schizo”, com seu refrão em tons mais graves e soturnos nos brinda com mais uma faixa de peso e imponência para cair em uma instrumental belíssima de violão: “The Abyss”. E assim, “R.I.P. (Rest in Pain)” remete um pouco do disco passado, com vocais bem mais sujos e seus riffs abafados, um final digno e muito promissor para um disco de ponta e que já nasceu clássico. Com esse disco, o Sepultura começaria a ser o gigante que se tornou e aqui foi a porta de entrada para o auge. Com certeza a evolução é sentida como um todo nesse álbum e o grupo manteria essa vertente thrash por mais alguns discos ainda, no entanto eles conseguiriam se superar.
Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor
Comentários
IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.
Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.
Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista
Membro desde: 04/02/2018
"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."
Veja mais algumas de suas publicações:
Visitar a página completa de Fábio Arthur
Sobre o álbum

Schizophrenia
Álbum disponível na discografia de: Sepultura
Ano: 1987
Tipo: CD/LP
Avaliação geral: 4,08 - 6 votos
Avalie
Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?
Faça login para avaliar
Continue Navegando
Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.
Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.
Busque por conteúdo também na busca avançada.
Faça login para comentar