Resenha

Live After Death

Álbum de Iron Maiden

2008

DVD/Blu-Ray

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

19/09/2018



O clássico ao vivo

Nos anos 80, as bandas começaram a ter seus concertos divulgados em VHS e as filmagens rendiam valores imensos para as gravadoras, além de que faziam a cabeça dos fãs. Ozzy Osbourne já havia se aventurado com seu Speak of the Devil em 1982 através da Sony e seus shows eram fantásticos no mínimo em termos de produção visual e sonora. O Iron Maiden não poderia ficar atrás e, em 1985, trouxe para os fãs o concerto no Long Beach Arena nos EUA. Esse marca o auge do grupo, em vendas e publico também, pois nessa fase o Maiden não somente faria o VHS como também a fita K7 dupla e o LP, também duplo.

Para o vídeo, a banda resolveu fazer com a produção completa o show, como já dito nos EUA, e assim como estavam em alta por lá, acabou sendo perfeito para o tipo de estratégia que queriam na filmagem oficial. 

Logicamente a tour foi enorme, então enquanto estavam rodando o mundo, Rod Smallwood empresário do grupo, foi dinâmico e centrado para conseguir o que queria, ele também se valeu do trabalho de Martin Birch. 

O Maiden vinha desde 1980 com sucesso fantástico, atravessando as barreiras e mostrando que tinha qualidade não somente no estúdio, mas ao vivo também. Após Killers, Paul Di ´Anno não seria o vocalista e então com Bruce Dickinson, a banda mudaria um pouco sua veia musical, chegando a um patamar muito superior, inclusive em performance.

Em 1982 com Number of the Beast a todo vapor nas paradas o grupo filmou no Hammersmith Odeon o seu concerto, mas, a produção e iluminação, deixaram Steve Harris desapontado e o mesmo não permitiu o lançamento do concerto completo. Hoje, metade dele está disponível em DVD no documentário oficial da banda.

Para tour de Piece of Mind, não houve planos de gravações e sim apenas videoclipes e shows, mas chegando em 1984, com muito sucesso e estando em uma posição financeira confortável, a banda então resolveu filmar durante três dias seguidos.

O título veio como a uma luva, Live After Death, encaixando perfeitamente com o som do grupo, com as imagens e com a arte de capa realmente brilhante de Derek Riggs. O LP que veio em capa dupla e disco idem, trouxe cinco faixas a mais, essas registradas em 1984 e, no entanto, no vídeo oficial a banda traria seu set de show normal.

Logo de cara você fica atônito com o público enlouquecido dentro da arena e, na sequência, pode ouvir a intro gravada com o discurso durante a Segunda Guerra Mundial por Winston Churhill, que era naquele momento crítico e delicado, o ministro inglês que lutava contra a Alemanha. O que se segue são cenas fantásticas, o palco todo decorado com o tema egípcio e mantendo o clima de Powerslave é totalmente rico em detalhes. Durante as canções, as luzes, pirotecnias e demais artefatos, compõem junto com o set musical a mestria do espetáculo. Eddie ¨The Head¨, o mascote das capas do Maiden, aparece por duas vezes, na primeira ele caminha como uma múmia pelo palco na faixa Powerslave e perto do fim, antes do bis, na canção Iron Maiden, em que surge gigantesco por detrás da bateria de Nicko McBrain. 

Aqui não se pode destacar algo e sim assistir o concerto com muita animação e no volume máximo, pois o apanhado de clássicos é totalmente fulminante, são músicas ótimas, uma seguida de outra. Aces High, The Trooper, Flight of Icarus, Hallowed be thy Name, Run To The Hills e por ai afora.

Vale conferir a performance maravilhosa dos integrantes e observar suas habilidades musicais. No relançamento em DVD, há bônus e outras pérolas como parte do concerto do Rock in Rio 1985, entre outras como um pouco da estrada em turnê durante o começo dos shows em 1984. 

O Iron Maiden dessa fase é muito promissor, carrega consigo a força de uma banda jovem mas muito profissional. Item obrigatório na coleção!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaGhost - Opvs Eponymovs (2010)

    06/11/2020

  • Image

    ResenhaDeath - The Sound Of Perseverance (1998)

    03/03/2021

  • Image

    ResenhaThe Doors - Morrison Hotel (1970)

    08/07/2020

  • Image

    ResenhaKiss - Asylum (1985)

    05/05/2020

  • Image

    ArtigoAniversário: Fear of the Dark - 29 anos

    12/05/2021

  • Image

    ResenhaManowar - Fighting The World (1987)

    22/05/2020

  • Image

    ArtigoRelançamento da obra máxima

    24/02/2021

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Dehumanizer (1992)

    13/06/2019

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Nights Of The Dead, Legacy Of The Beast: Live In Mexico City (2020)

    25/11/2020

  • Image

    ResenhaGuns N' Roses - Chinese Democracy (2008)

    15/01/2021

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Live After Death

Álbum disponível na discografia de: Iron Maiden

Ano: 2008

Tipo: DVD/Blu-Ray

Avaliação geral: 5 - 5 votos

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Live After Death



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.