Resenha

Harmony Corruption

Álbum de Napalm Death

1990

CD/LP

Por: Fábio Arthur

Colaborador Especialista

14/09/2018



Do Grindcore ao Death Metal

Em 1990 o mundo da música metálica e/ou pesada estava em polvorosa, haviam passado os gloriosos anos 80 e com ele, muita coisa boa apareceu e se manteve, enquanto outras caíram no esquecimento.

O Metal se dividiu em vertentes diferenciadas e fora ele, surgia o Grunge, uma nova visão musical, vinda de Seattle nos EUA e que deu margem a uma sequência avassaladora de novos talentos e muita exposição na MTV.

Assim como muitos grupos, o Napalm Death atravessava os anos 80 - ou melhor dizendo - o final deles, com muita perseverança. A banda havia registrado dois discos anteriormente e já era vista como uma inovação no underground. O grupo tinha uma vertente ao estilo Carcass e que também é uma banda britânica, então assim a banda foi mudando um pouco seu estilo, chegando com esse terceiro disco o Harmony Corruption, fazendo dele algo totalmente misturado em grind e death, mais ainda para a vertente Death Metal. 

Esse álbum marca a estréia do vocalista Barney Greenway e do guitarrista Mitch Harris, além de ser também o último disco do baterista e fundador Mick Harris. Gravado na Flórida nos EUA, com produção do mestre Scott Burns, o Napalm Death faria um disco clássico e totalmente agraciado com esses novos direcionamentos. 

No disco, John Tardy do Obituary e Glen Benton do Deicide, fariam participações na faixa Unfit Earth. Jesse Pintado (R.I.P.) também fazia parte da banda ainda nesse período, em que ele prontamente era a cara do Napalm Death por assim dizer, e Shane Embury no baixo, figura já clássica dentro da banda e com esse cast nasceria um disco obrigatório na coleção dos fãs.

Vision Conquest abre com maestria e logo de cara mostra toda força vocal de Barney; logo em seguida uma pedrada intitulada de If The Truth Be Know, uma das melhores do álbum; Inner Incinaration, outra faixa poderosa que emenda com Malicious Intent seguida da já citada Unfit Earth - muito boa, aliás. Circle Of Hipocrisy é um outro momento excelente do disco, essa figura também entre as melhores. Mind Snare, Suffer the Children - que fizeram até um videoclipe -, e Hiding Behind (bônus) são fenomenais. O álbum ainda conta mais algumas faixas, muito boas que compõem a obra de forma digna, mantendo a qualidade.

O Napalm Death é uma instituição musical ou como diriam anti-música, que provem de um período em que as bandas eram inovadoras e boas ao mesmo tempo. Esse é um disco em que a banda estava começando a ficar maior, ainda assim é melhor que tantos outros discos póstumos seus; tem uma qualidade diferenciada. 

Esse realmente tem que ser ouvido, ao volume máximo!


Nota: As publicações de textos e vídeos no site do 80 Minutos representam exclusivamente a opinião do respectivo autor



Comentários

Faça login para comentar

IMPORTANTE: Comentários agressivos serão removidos. Comente, opine, concorde e/ou discorde educadamente.

Lembre-se que o site do 80 Minutos é um espaço gratuito, aberto e democrático para que o autor possa dar a sua opinião. E você tem total liberdade para fazer o mesmo, desde que seja de maneira respeitosa.



Sobre Fábio Arthur

Nível: Colaborador Especialista

Membro desde: 04/02/2018

"Obtive meu primeiro contato com o Rock, com o grupo KISS no final de 1983, após essa fase, comecei a me interessar por outros grupos, como Iron Maiden, do qual ganhei meu primeiro vinil o "Killers" e enfim, adquiri o gosto por outras bandas, como Pink Floyd, John Coltrane, AC/DC entre outras."

Veja mais algumas de suas publicações:

  • Image

    ResenhaIron Maiden - Live After Death (2008)

    19/09/2018

  • Image

    ResenhaAlice Cooper - Raise Your Fist and Yell (1987)

    01/02/2019

  • Image

    ResenhaWhitesnake - Slide It In (1984)

    27/09/2019

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Off The Wall (1979)

    16/09/2020

  • Image

    ResenhaB. B. King - Singin' The Blues (1957)

    16/02/2020

  • Image

    ResenhaSlayer - Repentless (2015)

    30/07/2020

  • Image

    ResenhaMichael Jackson - Thriller (1982)

    04/01/2021

  • Image

    ResenhaBlack Sabbath - Master Of Reality (1971)

    22/09/2020

  • Image

    ResenhaSlipknot - All Hope Is Gone (2008)

    23/02/2020

  • Image

    ResenhaFocus - Mother Focus (1975)

    27/01/2021

Visitar a página completa de Fábio Arthur



Sobre o álbum

Harmony Corruption

Álbum disponível na discografia de: Napalm Death

Ano: 1990

Tipo: CD/LP

Avaliação geral: 5 - 1 voto

Avalie

Você conhece esse álbum? Que tal dar a sua nota?

Faça login para avaliar

Visitar a página completa de Harmony Corruption



Continue Navegando

Através do menu, busque por álbums, livros, séries/filmes, artistas, resenhas, artigos e entrevistas.

Veja as categorias, os nossos parceiros e acesse a área de ajuda para saber mais sobre como se tornar um colaborador voluntário do 80 Minutos.

Busque por conteúdo também na busca avançada.